Carocha que escapou à guerra vale uma fortuna

01/03/2022

Este VW 39 foi o primeiro VW 39 produzido, um de apenas 14 protótipos fabricados e o único sobrevivente…

Uma história de resistência com um final feliz. Após a Segunda Guerra Mundial, o Volkswagen Carocha tornou-se num dos automóveis mais vendidos em todo o mundo. Até 2002, foram construídos mais de 21,5 milhões de exemplares do “Carocha”, como é carinhosamente apelidado entre nós. Um dos mais antigos, com o chassis #003 foi localizado na Alemanha, um dos primeiros exemplares da pré-série, oficialmente denominada KdF-Wagen 38/03, apenas o terceiro carro construído em 1938, para servir de base ao desenvolvimento carro de produção, está hoje exposto no Museu Prototyp Automuseum, na cidade de Hamburgo, na Alemanha. E a história que conta merece ser recordada.

O Kdf-Wagen 38/03 não é apenas um símbolo da indústria automóvel mundial, também é um exemplo notável de resistência. O modelo foi integralmente restaurado e tem valor estimado de cerca de 300 mil euros, mas foram anos de trabalhos por especialistas encarregues de o recuperar.

O modelo foi um dos que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, aliás é o mais antigo que se conhece de uma série muito limitada de protótipos que serviram para conduzir jornalistas em demonstrações de imprensa durante a segunda metade de 1938 e início de 1939, como protótipos de exposição em vários salões de automóveis, feiras, conferências e em filmes. De acordo com o Prototyp Automuseum, o próprio Ferdinand Porsche usou o chassi número 1-00003 como carro de demonstração.

Durante a guerra, o Carocha foi mantido escondido numa garagem. Em 1948, a família Raffay, proprietária de um dos concessionários da Volkswagen na Alemanha, encontrou o bólide, já sem motor, restaurou-o e manteve-o durante décadas.

Em 2011, quando um grande incêndio destruiu a coleção da família, voltou a temer-se o pior. Muito danificado pelas chamas, o modelo foi resgatado pelo Prototyp Automuseum, que demorou vários anos para conseguir devolver ao protótipo a sua forma original, num processo que incluiu uma investigação extremamente minuciosa.

 

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.