Carregamentos de automóveis elétricos na rede Mobi.e sobem 60%

13/12/2024

@FreePick
Os carregamentos de veículos elétricos subiram em novembro 60% em relação ao período homólogo, tendo sido registados mais de 571 mil carregamentos.

 

Os números da Mobi.e refletem a crescente implantação dos veículos elétricos em Portugal. É assim que a energia consumida em novembro foi superior a 12 mil kWh, o que significou um aumento de 75% em comparação com o mesmo mês de 2023.

De acordo com a Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, nos primeiros onze meses do ano realizaram-se quase 5,5 milhões de carregamentos na rede Mobi.E, número que representa um aumento de 65%.

Dado particularmente relevante é o facto de os carregamentos terem sido efetuados por mais de 262 mil utilizadores distintos, o que representa uma subida de 64% face ao mesmo período do ano transato.

A entidade gestora considera que “o crescimento contínuo da rede é um dos principais fatores que impulsiona os resultados positivos, acompanhando o aumento do número de veículos elétricos”.

No final do mês de novembro, a rede Mobi.E contava com mais de 5.600 postos de acesso público, dos quais mais de 2.100 postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, o que representa 37,6% do total da rede.

Relativamente ao impacto positivo da rede Mobi.E no ambiente, “de janeiro a novembro, foram poupadas mais de 91 mil toneladas de CO2. Seriam necessárias mais de 1,5 milhões de árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono”.

Atualmente, existem, em média, 85 tomadas por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas em média 115 tomadas. Em janeiro deste ano, o número de tomadas por cada 100 quilómetros de rodovia era de 69 tomadas e por cada 100 mil habitantes, existiam em média 94 tomadas.