A Prio diz que em primeiro lugar, importa perceber quanto é que os seus custos com a eletricidade vão aumentar, pelo facto de ir carregar o veículo elétrico em casa. Por isso, deve avaliar o seu fornecedor, ter em conta o contrato, os serviços associados, assim como o plano, e comparando com a concorrência. “Se um dos outros fornecedores lhe garantir preços mais competitivos, tente trocar”, é o conselho da Prio. Olhe também para a tarifa e veja qual das três é a mais vantajosa para as suas novas despesas: na tarifa simples, o preço do KWh é sempre igual, na tarifa bi-horária o preço varia em função da hora do dia, assim como na tarifa tri-horária.
Por fim, nas contas sobre quanto custa carregar um automóvel elétrico, considere os preços praticados no mercado livre de energia e no mercado regulado.
Se mora num condomínio, então tem de ter alguns cuidados, de forma a manter uma boa relação com a vizinhança, adverte a Prio. No início de agosto de 2024, entrou em vigor um novo despacho que define um conjunto de procedimentos e esquemas exemplificativos para a conceção, inspeção, vistoria e certificação de estações de carregamento de veículos elétricos, que estão acessíveis ao público em geral, independentemente de estarem instaladas em propriedade pública ou privada, como é o caso de um condomínio ou o parque de estacionamento de uma empresa.
O objetivo deste despacho, publicado pela Direção Geral de Energia e Geologia, é garantir o cumprimento das regras e normas de segurança, bem como alguma uniformidade entre os vários prestadores de serviços. Por isso, quer faça uma instalação nova, ou altere a que já tem, deverá consultar primeiro a legislação para ter a certeza de que está a cumprir a lei, alerta a Prio.Quanto custa carregar em casa?
Depois de olhar para estes dados, já pode começar a fazer contas. Só tem de considerar:
• O consumo de energia da viatura que escolheu. Ou seja, quanto é que o modelo que tem consome por quilómetro, em KWh por 100 km. Regra geral, um elétrico consome, em média, 15 a 20 KWh por 100 km. Portanto, vamos considerar um consumo médio de 18 KWh por 100 km;
• O custo da eletricidade. Isto é, a tarifa de eletricidade que tens contratada. O preço varia de acordo com o fornecedor, oscilando entre 0,15€ e 0,20€, por KWh. Assim, vamos considerar um custo médio de 0,18€ por KWh. Agora é só multiplicar o consumo pelo custo. Isto é 18 KWh x 0,18€ = 3,24€. Portanto, percorrer 100 quilómetros com um automóvel que tenha estes consumos médios tem um custo de 3,24€;
• Quanto custará a carga completa do veículo. Para chegar a este resultado, é só multiplicar a capacidade da bateria (vamos supor que é de 60 KWh) pelo custo por KWh. Assim, 60 KWh x 0,18€ = 10,80€. Ou seja, se quer ficar com 100% de carga, terá de pagar 10,80€ pelo carregamento.
Dicas para poupar no carregamento em casa
• Compare as tarifas dos diversos fornecedores de energia, para saber com exatidão quanto custa carregar um carro elétrico;
• Aposte na tarifa bi-horária, se quer poupar no carregamento em casa. Regra geral, o preço é mais baixo durante a noite. Por isso, só tem de programar o carregamento para esse período;
• Escolha a forma de carregar um modelo elétrico em casa, em função do seu consumo. Se for baixo, não precisa de investir numa wallbox mais potente. Uma tomada reforçada ou uma estação de carregamento mais lenta serão suficientes. O mesmo já não acontece, se fizer muitos quilómetros diariamente. Neste caso, precisará de uma wallbox mais potente. Há várias no mercado e até online. A compra faz-se em poucos passos e, num curto espaço de tempo, terá a sua wallbox, pronta para ser instalada;
• Use programadores de carregamento que lhe permitem definir um horário de carregamento, durante os períodos de menor tarifa;