Carris Metropolitana coloca 80 autocarros elétricos na margem norte do Tejo até outubro

01/09/2023

Depois dos municípios de Setúbal, Palmela, Moita, Montijo, Alcochete e Barreiro, da chamada área 4, os autocarros elétricos da Carris Metropolitana começam a chegar aos municípios da margem norte de Lisboa, arrancando a circulação entre setembro e outubro de 2023.

 

A Carris Metropolitana irá contar com 80 autocarros elétricos a circular na margem norte do Tejo entre os meses de setembro e outubro, de acordo com a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa.

“A operar nos concelhos de Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira e Mafra, a Rodoviária de Lisboa irá disponibilizar um total de 40 autocarros elétricos, prevendo-se que 25 destes entrem em serviço já durante o próximo mês de setembro”, revelou a empresa.

A operação da Carris Metropolitana abrange toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML), estando dividida em quatro zonas, duas das quais englobam os municípios na margem norte e as outras duas na margem sul do Tejo.

De acordo com a TML, está também planeada a circulação de mais 40 autocarros elétricos na denominada área 1 da Carris Metropolitana, que abrange os municípios da Amadora, Sintra, Oeiras, Cascais e Lisboa. Os primeiros destes autocarros começaram a operar na terça-feira.

No comunicado, a empresa acrescentou que o prestador de serviços para a área 4 – que abrange Setúbal, Palmela, Moita, Montijo, Alcochete e Barreiro – já possui 23 veículos elétricos em circulação desde o lançamento da Carris Metropolitana em junho de 2022, e que mais 44 autocarros não poluentes serão integrados na frota deste operador.

“A frota dos operadores na margem sul também inclui veículos movidos a gás e a gasóleo. Atualmente, estão em circulação 55 veículos a gás na margem sul, sendo que 38 pertencem à frota da área 4, enquanto os restantes servem os municípios da área 3 – Almada, Seixal e Sesimbra”, esclareceu a TML.

A Área Metropolitana de Lisboa é constituída por 18 municípios, sendo que três deles mantêm as suas próprias operadoras de transporte: os Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), no concelho do Barreiro, a Mobi Cascais, em Cascais, e a Carris, em Lisboa.

Os autocarros elétricos (Zhong Thong, Yutong e Salvador Caetano) têm uma capacidade para 93 passageiros e autonomia para percorrer até 370 km.

A Transportes Metropolitanos de Lisboa salientou que os contratos da Carris Metropolitana estabelecem que, pelo menos, 5% da frota destinada às operações rodoviárias deve ser composta por veículos não poluentes e energeticamente eficientes, de acordo com as diretrizes europeias.