Carris vai comprar 117 autocarros 100% elétricos até 2026 e um bus a hidrogénio

12/01/2023

Plano de Atividades e Orçamento da Carris para o período 2023-2026 aposta em autocarros 100% elétricos e veículos elétricos de carril, prevendo ainda a compra de um autocarro a hidrogénio.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2023 da Carris prevê que a empresa de transportes públicos da capital portuguesa venha a adquirir no período 2023-2026 um total de 342 autocarros novos “maioritariamente a energias alternativas (Gás Natural e 100% elétricos)”.

Deste leque de 342 autocarros, 80 serão autocarros de tamanho standard a propulsão elétrica, 37 autocarros mini 100% elétricos e um autocarro standard a hidrogénio.

Está ainda prevista a aquisição de 224 autocarros a Gás Natural Comprimido (GNC), dos quais 200 serão standard.

De acordo com a empresa, em 2023, ocorrerá a receção dos veículos cujos processos de aquisição foram já iniciados, nomeadamente 30 autocarros standard 100% elétricos e 24 autocarros articulados a GNC. Prevê-se ainda a aquisição de 14 autocarros mini 100% elétricos, mediante procedimentos a iniciar ainda.

A transportadora irá instalar novos pontos de carregamento elétrico para alimentação dos autocarros 100% elétricos, designadamente na sua estação da Pontinha.

Em termos da frota dos elétricos de carril, a Carris prevê a receção dos 15 novos elétricos articulados recentemente adquiridos, 9 em 2023 e os restantes 6 em 2024.

O plano de investimentos para o período 2023-2026, indica ainda que a Carris irá comprar 25 elétricos de carril, os quais representarão um investimento de cerca de 60,4 milhões de euros, distribuídos da seguinte forma:

Ano Nº de elétricos de carril Valor em euros
2023 9 24,2M€
2024 6 16,1M€
2025 2 4M€
2026 8 16M€
TOTAL 25 60,3M€
Fonte: Plano de Atividades e Orçamento para 2023 da Carris

Esses elétricos de maior comprimento destinam-se à Linha 15E que atualmente liga o Cais do Sodré a Algés. O objetivo é, contudo, que esta Linha 15E “quer a ocidente até ao Jamor [atualmente a ligação Algés-Criuz Quebrada é feita pelo autocarro 776], garantindo o acesso direto do centro de Lisboa a uma das principais áreas desportivas, recreativas e de lazer da Área Metropolitana de Lisboa, quer a oriente, a Santa Apolónia (numa primeira fase)”.

Outra linha a alargar será a 24E, que funciona entre a Praça Luís de Camões a Campolide.

A empresa tem ainda o propósito de reforçar a frota de elétricos de carril “históricos” em 2025 e 2026, com a aquisição de 10 novos veículos “de aparência coerente com os elétricos ‘clássicos’ que constituem uma marca identitária da cidade de Lisboa”, lê-se no documento.

Até 2026, a Carris quer disponibilizar o pagamento dos bilhetes dos seus veículos por telemóvel “ou outros meios convenientes para o passageiro, nomeadamente a utilização de todo o tipo de cartões a débito/crédito, abrindo a possibilidade de venda de bilhetes por terceiros com vista ao crescimento de soluções de mobilidade como serviço”.