Carro da Sony já está na estrada

21/01/2021

Sony publicou uma série de vídeos do seu Vision-S a circular em circuito e em estradas austríacas.

Pode a criadora da Playstation estar a preparar-se para ir a jogo com os gigantes da indústria automóvel? Ao que tudo indica, a Sony continua a investir fortemente no desenvolvimento do protótipo elétrico e autónomo que apresentou na edição passada da Feira de Eletrónica de Consumo (CES) de Las Vegas, então apenas como montra tecnológica, sem nenhuma pretensão à produção em série. Teoria que é colocada em causa com a notícia do início dos testes de estrada, colocada a circular pelo próprio fabricante japonês.

De acordo com a marca, o Vision-S “atingiu um novo estágio” do seu desenvolvimento, passando agora à fase de ensaios dinâmicos na via pública, para “avaliação técnica”, explica a Sony, na sequência da publicação de uma série de vídeos do carro a circular em circuito e em estradas austríacas. Num dos conteúdos partilhados é possível perceber progressos em todos os elementos de assistência à condução e multimédia, baseado num painel digital que cobre praticamente todo o tablier, composto por vários ecrãs independentes, um destes para projetar imagens de realidade aumentada de tudo o que rodeia o veículo.

Na versão atual, o protótipo da Sony dispõe de um total de 40 sensores (mais 7 do que no concept que conhecemos em Las Vegas), incluindo os de imagem CMOS e ToF escondidos no veículo e capazes de detetar e reconhecer pessoas e objetos dentro e fora do carro, providenciando assim assistência à condução. Os sensores LiDAR apresentam já maiores competências na avaliação de objetos e de distâncias para o veículo, sendo este um dos pontos destacados pela marca, a par da capacidade avançada de análise dos dados através da fusão dos dados obtidos por todos os elementos de condução autónoma. A Sony anuncia para o Vision-S o nível 2 de autonomia.

Tecnicamente, a empresa não revelou qualquer novidade, devendo manter-se a configuração original de dois motores elétricos com 200 kW/272 CV, um por eixo, a permitir 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.