McLaren MP4-17 de 2002 foi que foi de Kimi Räikkönen e de David Coulthard está à procura de novo dono.

Um dos McLaren para a temporada 2002 do Mundial de Fórmula 1, com o chassis desenhado por Adrian Newey e uma versão melhorada do motor Mercedes FO110M V10 de 3.0 litros (atingiu 845 CV às 18.500 rpm no banco de potência!), vai ser leiloado pela RM Sotheby’s, num exclusivo evento a realizar na Suíça, no próximo dia 17 de setembro, por um preço estimado de entre 1,85 e 2,3 milhões de euros.

O exemplar em questão é o chasis McLaren MP4-17A-06, que participou em sete Grande Prémios na temporada 2002, depois de cumprir funções como carro de substituição nas três primeiras corridas. A estreia em prova aconteceu no GP da Europa, no circuito de Nürburgring, em junho, com Kimi Räikkönen a terminar no pódio. No GP de Grã-Bretanha, problemas mecânicos ditaram o abandono. Mas o melhor estava guardado para a corrida seguinte, com Räikkönen a levar o MP4 ao segundo lugar.

No GP de Alemanha, novo abandono, desta feita por acidente. Na Malásia, volta a pontuar (4.º) com o piloto finlandês e, no GP dos Estados Unidos, com David Coulthard, garantiu um 3.º lugar. A sua última prova foi no GP do Japão, onde não chegou a cruzar a meta.

Para 2003, a McLaren atualizou o monolugar de acordo com as especificações MP4-17D. Participou em cinco corridas, conseguindo um primeiro e dois segundos lugares como melhores resultados.

FOTOS: KEVIN VAN CAMPENHOUT / RM SOTHEBYS

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.