Prevenir: Antes de tudo, tendo em conta a chuva forte, deve aumentar a distância de segurança para os carros na sua frente.
A falta de visibilidade é uma inimiga dos condutores. Além da diminuição causada pela chuva forte, se conduzir muito perto do carro na sua frente poderá nem sequer deslindar a presença de um lençol de água na sua frente.
Manter a calma: se por acaso começar por sentir a direção extremamente solta e um som mais “oco” e grave é provável que tenha começado a atravessar um lençol de água. A primeira coisa a fazer é não entrar em pânico.
Reagir: Antes de tudo deve evitar rodar bruscamente o volante, pois é provável que isso o faça entrar em derrapagem e termine num despiste. Agarre o volante com força e evite mover a direção.
O passo seguinte é desacelerar com o motor, aliviando o acelerador. Além de não virar a direção também não deve carregar no travão, pois é também uma situação que pode fazer com que entre em derrapagem e se despiste.
No entanto, se estiver na eminência de sofrer uma colisão, deve pressionar o travão. No entanto, com suavidade.
Prevenir: Como único ponto de contacto do carro com a estrada, os pneus são essenciais para garantir a máxima aderência. Por isso em qualquer momento, e ainda mais com chuva, ter pneumáticos em bom estado é essencial.
Os sulcos dos pneus têm a função, precisamente, de escoar água que esteja na estrada. Mesmo que não consiga fazer esta função na totalidade com grandes lençóis de água, ter pneus com pelo menos 3mm é essencial para uma boa capacidade de escoamento.
Quais os motivos para esta medida? Porque estudos indicam que abaixo deste valor a capacidade de extrair a água é reduzida em 50%.
Se tiver a possibilidade, pode sempre optar por montar pneus de Inverno. Como a foto demonstra, as diferenças na capacidade de travagem com piso molhado são óbvias.
O acquaplaning, ou aquaplanagem, é um das armadilhas mais comuns que as estradas escondem no inverno. Saiba o que você deve fazer para antecipar uma situação do género e como proceder durante a mesma.
O seu carro entrou em acquaplaning numa estrada alagada, ou pior e mais assustador, numa autoestrada que parece o Ganges durante as monções. O que fazer?
A resposta é – nada. Uma aquaplanagem dura cerca de dois ou três segundos durante os quais o seu carro vai literalmente a surfar uma onda, enquanto o condutor não tem qualquer tipo de controlo sobre a viatura. O melhor é mesmo não fazer nada – nem travar violentamente, nem dar guinadas no volante, nem acelerar a fundo.
Deve apenas esperar pelo momento em que a borracha do pneu volta a ter contacto com o asfalto e você volta a tomar as rédeas do seu automóvel.
Quando muito, se o seu carro tiver ABS pode tentar travar muito suavemente até ao momento vital em que você recupera o controlo do carro e deve então apontá-lo à trajetória que pretende tomar ou retomar.
No caso do seu carro ter entrado em derrapagem, mantenha o sangue frio, não faça movimentos bruscos de volante e aponte para o “ponto de fuga”, acelerando suavemente para reganhar tração.
O essencial é estar preparado para não ter reações instintivas e bruscas, mas antes disso pode sempre ter alguns cuidados profiláticos que reduzem o risco do seu carro entrar em aquaplanagem:
Verifique o estado dos pneus do seu carro: Pneus carecas ou com o piso gasto são mais sensíveis a aquaplanagem, verifique o estado dos seus pneus e se todos têm a pressão correta e indicada pelo fabricante.
Ande devagar: Quanto maior a velocidade, mais difícil se torna para os pneus o escoamento da água. Quando a estrada está molhada, guie devagar e com cautela, especialmente em curva, onde a aderência é menor
Antecipe a aquaplanagem: Evite atravessar charcos ou lençóis de água, antecipe as decisões de mudança de faixa ou a trajetória que pretende fazer para evitar o charco de água, nada pior do que entrar em derrapagem para evitar uma aquaplanagem. Sempre que possível circule mais junto ao meio da estrada, evitando a proximidade das bermas, onde a água tem maior tendência para se acumular.