M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Imagine que o seu carro tinha avariado, e que aguardava ter uma reparação com um custo alto. Enquanto espera que o seu carro fique pronto, recebe a notificação de uma multa por excesso de velocidade. Só lhe faltava mais esta, mas o mais estranho, quando olha para a fotografia, é que repara que foi multado quando o seu carro estava montado a caminho da oficina… montado no reboque.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Foi exatamente isto que aconteceu na Catalunha, onde uma câmara de velocidade do Servei Català de Trànsit, o equivalente catalão ao IMT, apanhou um automóvel a circular a 91,5 km/h, nos arredores de Barcelona, numa estrada onde o limite máximo era de 80 km/h. Acontece que o carro está claramente a ser transportado por um reboque, por se encontrar avariado, e que a fotografia apenas capta a matrícula do carro e não do camião que o está a transportar. Para cúmulo, a autoridade catalã ainda afirma que basta pagar a multa de euros e que não perde pontos na carta de condução, por estar dentro da margem de erro prevista na lei.

Como seria de esperar, o dono do carro recorreu da decisão, recorrendo aos serviços da Pyramid Consulting, uma firma de consultoria especializada em reclamações de multa de trânsito. Os responsáveis por este caso acreditam que não haverá qualquer problema para o condutor e que as autoridades deverão reconhecer que se trata de um erro processual. Obviamente, o carro não podia deslocar-se pelos seus próprios meios, e o verdadeiro infrator, o condutor do reboque, também se safa por não estar visível a matrícula do mesmo.