Publicidade Continue a leitura a seguir

Carro fresco sem ar condicionado com este truque simples e barato

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com a chegada do verão chegam as temperaturas altíssimas que fazem com que o interior do automóvel se transforme numa sauna. Felizmente, a esmagadora maioria dos automóveis já tem ar condicionado, mas para os que não dispõem deste equipamento para arrefecer o habitáculo ou, por alguma razão, preferem dispensar a sua utilização, o segredo é evitar o “sobreaquecimento”.

O carro ao sol pode facilmente atingir temperaturas a rondar os 55ºC, quando no exterior o termómetro marca 35ºC constantes. Preocupante, tendo em conta os estudos que indicam que a concentração e a capacidade de reação de um condutor podem reduzir-se em até 20% quando o calor é muito.

Idealmente, a bordo do seu automóvel a temperatura deve ser inferior a 22 ºC, pelo que nos dias escaldantes não hesite em recorrer ao velho truque da pala solar no vidro dianteiro do carro.

De acordo com uma investigação conjunta entre o RACC e o Automóvel Clube da Suíça, este simples acessório anula a absorção e o efeito multiplicador do calor pela superfície vidrada, podendo tornar o interior do carro pelo menos 11ºC mais fresco.

Este para-sol da FBARTL, por exemplo, do tipo retrátil e com proteção UV, podendo refletir até 90% dos raios de sol, inclui uma função telescópica automática que permite que se adapte facilmente no vidro, fixando-se através de ventosas. Encontra-o nas lojas da especialidade ou na Amazon, por 18,58 euros.