Carro novo. Branco já não é a cor preferida na Europa

23/04/2022

Estudo automóvel revela que, pela primeira vez em muitos anos, o branco não foi a cor mais comprada na Europa.

Branco. Com acabamento metalizado, pérola ou sem brilho, o branco é a cor automóvel mais escolhida em todo o mundo desde 2011, dominando globalmente com uma quota de 35%, seguido do preto e do cinzento, ambas com cerca de 20% do mercado.

Mas, segundo um estudo recente da Axalta, no continente europeu (Portugal incluído), o branco está finalmente a perder popularidade, depois de muitos anos em alta.

De acordo com os dados daquela empresa especializada em pinturas de automóveis, a cor mais escolhida para carro novo na Europa é o cinzento, com 27% do mercado, à frente de todas as outras referências dominantes: branco (23%), preto (22%) e azul (11%).

Elke Dirks, designer de cores da Axalta para a região da Europa, Oriente Médio e África, explicou, explica que “após o aumento da demanda de cinza e prata em SUV no ano passado na Europa, este ano assistiu-se a um aumento de 5% nos compactos e nos desportivos. Pela primeira vez na Europa, a variedade de cinzas, que vão dos tons naturais aos mais refinados e sofisticados, superou o branco como favorito.

No resto do mundo, o branco continua a liderar o mercado, com grande popularidade no mercado asiático, onde 45% dos carros novos são brancos. Os compradores chineses associam o branco a um estilo moderno, sofisticado e limpo, explica Annie You, designer de cores da Axalta China.

Veja no gráfico abaixo como fica ‘arrumado’ o mapa das cores de acordo com a região: