Carro sem motor bate recorde de velocidade

13/12/2022

Sem motor e só com a força do vento, o Honoruku atingiu mais de 220 km/h!

A Emirates Team New Zealand divulgou as imagens oficiais do recorde de velocidade aos comandos do Honoruku, o carro sem motor mais rápido do mundo.

A façanha foi registada em outubro, no Lake Gairdner, um lago salgado no sul da Austrália, quando Glenn Ashby, elemento da equipa que é a atual detentora do troféu da America’s Cup, levou esta espécie de carro à vela a incríveis 222,4 km/h, mais 20 km/h do que o anterior máximo de 2009.

Mas, ao que tudo indica, ninguém na equipa ficou totalmente satisfeito. “Estamos, obviamente, empolgados por conseguir levar o Horonuku a uma velocidade mais rápida do que qualquer outro antes – movido apenas pelo vento. Mas sabemos Horonuku tem muito mais velocidade quando temos mais vento e melhores condições”, disse o piloto neozelandês.

Com mais de 14 metros e quase 3 toneladas de peso, o veículo não conta com nenhum sistema de propulsão a bordo, usando apenas a enorme vela para aproveitar a rajadas de vento e a aerodinâmica muito otimizada para acelerar em terra firme.

“O projeto de velocidade terrestre tem sido uma oportunidade para ultrapassar os limites em aerodinâmica, forças estruturais, métodos de construção e no campo dos materiais”, explicou Matteo de Nora, diretor da Emirates Team New Zealand.

“O que muitas vezes é subestimado é que as tecnologias que exploramos em desafios como este — ou na American Cup – são, em última análise, a base da tecnologia de amanhã. Estar à frente dos tempos em tecnologia é o que fascina em todos os desafios enfrentados por esta equipa até agora”, acrescentou.

Veja o vídeo: