Publicidade Continue a leitura a seguir

Carro usado. Alemães colocam Tesla Model 3 entre os mais fiáveis

Publicidade Continue a leitura a seguir

Qualidade de construção e fiabilidade foram desde sempre o calcanhar de Aquiles da Tesla na Europa, mas a perceção dos automobilistas está a mudar e os primeiros sinais surgem da Alemanha, provavelmente o mercado mais difícil para construtores não europeus.

Os estudos independentes da ADAC, o clube automóvel alemão, que é também o maior serviço de assistência no Velho Continente, realizados com base em dados recolhidos de dezenas de modelos entre os três a 10 anos de uso, só de marcas que tenham comercializados mais de 7000 unidades nos primeiros dois anos de venda, visam estabelecer um ranking atualizado de fiabilidade, para ajudar a garantir a quem procura um carro em segunda mão que não irá comprar gato por lebre.

O mais recente encerra novidades no segmento dos familiares médios, em que concorrem os pesos pesados da indústria alemã, Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, precisamente os modelos que obtiveram melhores pontuações (o Classe C e o Série 3, com 0,8 avarias por cada 1000 unidades vendidas, à frente do A4, com 1 falha por 1000 unidades).

Mas seguidos muito de perto por um estreante, o Tesla Model 3, que não foi apenas o melhor veículo elétrico do estudo, com também foi o primeiro do ranking de uma marca não alemã.

O 4.º lugar do Tesla no estudo da ADAC deve-se à notável performance de apenas 1,1 avarias por 1000 exemplares comercializados, igual a BMW X3.

O estudo completo pode ser consultado em: https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/unfall-schaden-panne/adac-pannenstatistik/#zuverlaessigkeitsindex-fuer-155-modelle