O local escolhido para esta inovação foi o Museu da Mercedes-Benz em Estugarda, no qual a Daimler e a Bosch trabalharam para criar um serviço de estacionamento automatizado (Automated Valet Parking, em inglês), bastando ao proprietário do veículo utilizar o seu smartphone para estacionarem os seus carros em lugares específicos.
A partir de 2018 todos os visitantes do museu poderão experimentar este serviço pessoalmente no estacionamento do musei e poupar tempo na tarefa do parqueamento. Para Michael Hafner, diretor do departamento de Condução Autónoma e do Desenvolvimento de Segurança Ativa da Mercedes-Benz Cars, a tecnologia autónoma de condução “estará entre nós mais rapidamente do que muitos poderiam imaginar. O estacionamento sem condutor no museu demonstra de forma taxativa o avanço desta tecnologia”.
Na palma da mão
Recorrendo a um smartphone, qualquer um pode reservar um veículo através de uma aplicação criada para o efeito. A viagem começa, depois, com o veículo a ‘conduzir-se’ para a zona de recolha por parte do cliente, enquanto no retorno a situação é igualmente simples. O cliente deixa o carro no local de recolha e devolve-o, efetivamente, por intermédio de aplicação. Assim que o sistema inteligente tenha identificado o veículo, este arranca e é guiado automaticamente para um lugar reservado. Este sistema funcionar graças à interação entre a infraestrutura do parque de estacionamento desenvolvida pela Bosch e à tecnologia de condução da Mercedes-Benz.
Os sensores instalados no parque vigiam a zona de trânsito e os seus arredores enquanto conduzem o veículo. Se for necessário, por qualquer situação, o veículo para-se a tempo de alguma situação dramática. Os sensores existentes na infraestrutura do parque e a tecnologia de comunicação provêem da Bosch, cabendo à Daimler disponibilizar o parque privado do museu e os veículos para esta experiência-piloto.
Desde o primeiro momento que este projeto tem sido seguido em grande proximidade pelas autoridades regionais administrativas de Estugarda e do Ministério dos Transportes de Baden-Württenberg, as quais têm avaliado a segurança desta tecnologia autónoma. As autoridades reguladoras deverão emitir o seu parecer final de aprovação antes da disponibilização final desta possibilidade aos clientes e em inícios de 2018, se tudo decorrer de acordo com os planos da marca, os visitantes poderão utilizar o estacionamento automatizado na garagem do museu Mercedes-Benz.
A Daimler estima que esta será uma forma mais eficiente de aproveitar o espaço dos parques de estacionamento no futuro, prevendo que se possam estacionar até mais 20% de carros no mesmo espaço atual.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.