Depois de as estações de abastecimento das fábricas terem passado a consumir o combustível R33 Blue Diesel no ano passado, foi agora a vez de também se apostar na gasolina mais amiga do ambiente, a R33 Blue Gasoline, sendo esta mais uma forma da marca alemã conseguir trabalhar no sentido de atingir os objetivos climáticos.
O R33 Blue Diesel amigo do ambiente está disponível nas estações de abastecimento da Audi em Ingolstadt e Neckarsulm desde março de 2021. Como seu complemento, a R33 Blue Gasoline substitui agora a gasolina convencional E10.
Ambos os combustíveis têm uma composição com um terço de componentes renováveis, baseados exclusivamente em materiais residuais e de desperdício, sendo por isso denominados biocombustíveis de segunda geração. A parte renovável da gasolina consiste em 10% de oxigenatos de combustível, por exemplo, etanol, e 23% de bionafta, que é obtida a partir de materiais residuais, tais como ‘tall oil’, um subproduto da produção de pasta de papel.
O R33 Blue Diesel consiste em 26% de combustível parafínico renovável, ou seja, HVO (óleo vegetal hidrotratado), e 7% de biodiesel. Os restantes 67% são constituídos por combustível fóssil.
A utilização destes combustíveis R33 permite reduzir as emissões de CO2 em, pelo menos, 20% em comparação com os combustíveis fósseis quando efetuada a análise ‘well-to-wheel’ (do poço até à estrada, numa tradução livre deste conceito), com a Audi a garantir que o valor está em contínuo aumento consoante o desenvolvimento destes combustíveis é também mais profundo.Adicionalmente, é ainda destacado o conceito premium destes combustíveis, os quais têm também um efeito positivo no desgaste e na vida útil através de aditivos especiais. Ambos os combustíveis têm alcançado resultados consistentemente positivos em testes exaustivos de motores e veículos – excedendo mesmo a norma EN 228/E10 em parâmetros-chave, tais como estabilidade de armazenamento e comportamento de ebulição. Os aditivos de alta qualidade também garantem que estes combustíveis renováveis são muito limpos e previnem a corrosão do motor.
Ainda de acordo com a marca, ambos os combustíveis são também adaptados a todos os automóveis atualmente em comercialização e não só. A R33 Blue Gasoline cumpre integralmente a norma aplicável à gasolina, DIN EN 228, o que significa que qualquer veículo aprovado para funcionar com gasolina Super 95 E10 pode utilizá-la.
No mesmo sentido, o R33 Blue Diesel cumpre a norma mais prevalecente atualmente, EN 590, e é, portanto, certificado para todos os veículos com motor Diesel – mesmo os mais antigos.
Os combustíveis R33 foram desenvolvidos em cooperação com a Shell e a Bosch, com a participação com fabricantes de óleos minerais e fornecedores de energia, envolvendo também diversos construtores automóveis, como é o caso da Audi e do Grupo Volkswagen.