Carros da Honda não sabem a quantas andam e a culpa é do bug do ano 2022

06/01/2022

Alguns automóveis da Honda estão a dar horas e data erradas devido ao bug do ano 2022.

Se o relógio no painel de instrumentos do seu Honda, em vez de marcar o ano de 2022, passou sozinho para o ano de 2002, a culpa é de um bug já identificado pela marca, mas para o qual ainda não há solução.

A Honda é a vítima mais recente do bug Y2K22, que desde o primeiro dia de janeiro de 2022 está a dar que fazer aos engenheiros da marca japonesa. O sistema de multimédia em alguns modelos da Honda está a funcionar com defeito devido a uma falha associada à data e à hora, que vê as definições serem automaticamente alteradas para valores aleatórios fixados em 2010.

O bug parece afetar essencialmente modelos com data de fabrico anterior a 2012, com o construtor a receber várias queixas de definições que foram perdidas e que, depois de alteradas, voltam a assumir automaticamente o valor padrão.

De acordo com os responsáveis da Honda, a impossibilidade de acertar data e hora no painel de instrumentos dos referidos modelos não afeta nenhuma outra função dos veículos. A marca continua a trabalhar na resolução do problema.