Peso superior dos automóveis elétricos constitui ameaça preocupante à segurança das infraestruturas, alerta equipa de especialistas britânicos.

O futuro do automóvel é elétrico, mas o advento da condução livre de emissões continua a levantar questões, a começar no preço e na durabilidade da tecnologia e a acabar nas infraestruturas, de carregamento e não só. Uma equipa de especialistas britânicos acaba de publicar as primeiras conclusões de um estudo promovido pela British Parking Association, e que procurou perceber como estão preparados os parques de estacionamento do país para a mudança do paradigma da mobilidade, nomeadamente para o aumento do peso médio dos automóveis elétricos, que são até 35% mais pesados que os congéneres com motor de combustão.

De acordo com o The Telegraph, a entidade que representa empresas gestoras de espaços de parqueamento no Reino Unido inspecionou vários edifícios e concluiu que que as estruturas de alguns parques de estacionamento mais antigos com dois ou mais pisos podem mesmo colapsar devido ao aumento de peso do parque rolante.

Muitas dessas infraestruturas foram construídas nas décadas de 1960 e 1970 – quando os veículos pesavam muito menos do que os BEV atualmente. Basta recordar que um Ford Fiesta da primeira geração pesava pouco mais de 700 kg, enquanto a versão mais leve da sétima geração do modelo da oval azul, lançada em 2017, pesa 1.113 kg. No caso dos elétricos, os números são ainda mais gritantes. O Telegraph dá três exemplos: o Tesla Model 3, o Audi e-Tron e o Nissan Leaf, a pesarem respetivamente 1.672 kg, 2.351 kg e 1.580 kg.

Chris Whapples, o engenheiro estrutural que colaborou no estudo da British Parking Association, avisa: “Se um veículo é mais pesado do que o estacionamento foi originalmente projetado, os efeitos podem ser catastróficos. Ainda não tivemos um incidente, mas suspeito que seja apenas uma questão de tempo. Recomendámos que se procedesse à verificação de todos os estacionamentos mais antigos e a indústria está a responder.”

A solução avançada por este conjunto de especialistas passa, obviamente, pela intervenção técnica nos edifícios para a introdução de reforços estruturais necessários, mas algumas medidas a curto prazo devem ser tomadas, como a instalação dos postos de carregamento sempre nos pisos térreos, de forma a evitar a concentração de veículos elétricos nos pisos superiores.