Carros roubados: estará o seu automóvel na lista dos amigos do alheio?

24/09/2020

Plataforma internacional atualiza a lista dos automóveis mais roubados na Europa. Perceba se o seu carro está no radar dos amigos do alheio.

De acordo com a StolenCars24, plataforma que publica o ranking atualizado dos automóveis mais roubados com base nas denúncias recebidas pelas autoridades nos países europeus onde este tipo de crime ocorre com mais frequência, os modelos alemães estão em maioria, representando 57% do total de roubos. Os automóveis da Volkswagen são os mais procurados pelos amigos do alheio, com 21% das ocorrências naquela base de dados, seguindo-se Audi, BMW e Mercedes-Benz. O top5 dos mais roubados no Velho Continente fica completo com a norte-americana Ford.

Por países, Alemanha, Áustria e Reino Unido são os países com maior número de ocorrências registadas. Portugal não faz parte da lista de nações que disponibilizam informações para esta base de dados internacional, mas estatística publicada no Relatório Anual de Segurança Interna permite concluir que em território nacional registam-se uma média de 27 ocorrências por dia. Os dados fornecidos não incluem referência às marcas, ao contrário do que acontece na vizinha Espanha, onde é possível fazer uma observação cuidada do fenómeno do roubo de automóveis. No relatório “Estamos Seguros”, publicado pelas autoridades espanholas, com dados sobre todos os veículos segurados contra roubo ou furto – mais de 60% do parque automóvel em território espanhol –, foram registadas cerca de 135.000 ocorrências, em 88% dos casos, viaturas particulares.

Naquele relatório, os veículos com mais de dez anos aparecem em maioria, segundo as autoridades, pela cobiça das peças para reposição, sendo que os mais roubados nos últimos dois anos foram o Seat Ibiza (4,2%) e o Volkswagen Golf (3,9%), seguidos do BMW Série 3 (3,7%).