M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Renovar a carta de condução em Lisboa vai ficar mais rápido, graças a um novo projeto-piloto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), que tem como objetivo acabar com os tempos de espera pela emissão de novos documentos. Assim, o método principal que os utentes vão passar a usar é o portal IMTonline.com, onde vai ser possível tratar da emissão, revalidação, duplicação e substituição da carta de condução.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este portal online vai substituir a ida dos utentes aos balcões de atendimento da Direção Regional da Mobilidade e dos Transportes de Lisboa e Vale do Tejo. O processo burocrático manual tinha causado atrasos brutais na emissão de documentos de condução, que chegou a deixar 280 mil pessoas, muitos deles profissionais da condução, à espera da chegada dos novos documentos. O SOFIA, sistema eletrónico para registar a fotografia e assinatura, já tinha reduzido esta lista de espera, mas o novo projeto-piloto do IMT poderá despachar todo este processo em poucos dias, e sem filas de espera para atendimento no balcão, pois poderá tratar da documentação no IMTonline.com em minutos.

Seja como for, se tivera a necessidade de ser atendido pessoalmente para renovar a carta de condução, a Direção Regional de Lisboa é um local a evitar, mas continua a poder tratar da documentação nas Conservatórios, Espaços do Cidadão (seis na cidade de Lisboa, mais 66 espalhados pelo distrito) e em órgãos oficiais que sejam parceiros do IMT. Desta forma, vai perder muito menos tempo quando precisar de renovar a documentação para ficar com a carta de condução em dia.