Cartão Renault mãos-livres faz 20 anos

22/12/2021

O prático cartão de ignição que substituiu as chaves convencionais na Renault foi uma das grandes inovações do Laguna, em 2001.

Como o tempo passa! Foi já há 20 anos que a Renault lançou o Laguna de segunda geração, então encarregue de puxar para cima a imagem da marca do losango, com progressos importantes nas áreas da segurança e da tecnologia.

Entre as muitas novidades estava sistema de acesso mãos livres com um cartão, em vez das chaves convencionais. Uma novidade absoluta na marca e também na categoria – na época, só a referência Mercedes-Benz Classe S oferecia este tipo de equipamento.

“Esta inovação foi criada para facilitar a vida dos clientes”, recorda Pascaline, Chefe de Produto Transversal no Renault Group, lembrando que, quando chegou ao mercado, o item, hoje comum em vários modelos de marcas generalistas, era visto como um gadget digno das peliculas de James Bond.

Tudo começa à porta do quarto de hotel

Depois do R16 TX, o primeiro carro francês com fecho centralizado de portas em 1973, e do Fuego, pioneiro em 1982 a equipa com um comando para abrir e fechar as portas à distância, o Laguna II converteu-se no primeiro automóvel de um construtor generalista equipado com um cartão em vez de chaves.

A ideia do cartão Renault partiu de Bernard Dumondel, diretor de produto do Laguna II, durante os dias em que esteve alojado num hotel no Luxemburgo. Ao utilizar a chave do seu quarto, um cartão magnético, pensou que esta solução seria indicada para substituir também a chave do carro. O conceito de chave mãos-livres da Renault nascia aí. Dumondel apresentou a ideia ao diretor do programa e, logo, a direção concedeu luz ver ao projeto, com a aprovação imediata de Louis Schweitzer, presidente e CEO da Renault à época.

Em 2007, a Renault evoluiu o sistema. O condutor já só tinha de colocar a mão no puxador para destrancar as portas e desbloquear o carro e desaparece a ranhura no painel de bordo para inserir o cartão. Só mais tarde, em 2015, com o Espace V, a Renault lança versão revista e atualizada do equipamento, associado a uma nova sequência luminosa e sonora no acesso.

Em 2019, o bloqueio e desbloqueio passa a fazer-se de forma automática com a aproximação do cartão.

O Megane E-TECH 100% elétrico promete experiência mãos-livres ainda mais sofisticada, com antenas mais eficientes e a capacidade de identificar o motorista imediatamente em qualquer área ao redor do veículo. A sequência de boas-vindas é acionada à medida que o condutor se aproxima do carro, libertando também os puxadores escamoteáveis e desbloqueando as portas automaticamente.

No mercado europeu, dois de cada três veículos vendidos pela Renault contam com chave-cartão. Em modelos, como ZOE e Espace, o recurso está presente em 100% dos exemplares. Nas gamas Scenic, Captur, Kadjar, Talisman, Koleos e Arkana, o índice é de 90%.

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