CEO da Volkswagen prevê cenário “muito pior” do que a pandemia

12/03/2022

Herbert Diess antecipou efeitos do conflito armado na Ucrânia para a indústria automóvel a curto prazo, avisando para “enormes aumentos de preços”.

O CEO da Volkswagen disse em entrevista concedida ao Financial Times que a invasão e o ataque militar da Rússia à Ucrânia ira trazer uma nova crise à indústria automóvel, ainda a combater os efeitos nefastos deixados pela pandemia da covid-19. Herbert Diess antecipou que a guerra na Europa será “muito pior para a economia dos países europeus do que foi a pandemia”, antevendo interrupções e falhas graves nas cadeias de distribuição, que “podem levar a enormes aumentos de preços”.

“Uma guerra prolongada na Ucrânia arrisca-se a ser muito pior para a economia dos países europeus do que foi a pandemia”, revelou o n.º1 do consórcio alemão, que já foi obrigado a parar a produção nas fábricas de Zwickau (onde são produzidos diariamente 1.200 automóveis elétricos) e Dresden, de onde saem os modelos Volkswagen ID.3, ID.4 e ID.5 e os Audi Q4 e-tron e Cupra Born.

Diess alertou ainda para um cenário de “escassez de energia e inflação”, com um possível corte de relações comerciais com a Rússia. “É o que provavelmente teremos de fazer se este conflito não cessar, não podemos comprar mais energia, o que levaria a uma situação que impacta consideravelmente a Europa e a Alemanha”, explicou.