Cepsa promete a maior rede de carregamento ultrarrápido da Península Ibérica

03/10/2022

Para a Península Ibérica, a Cepsa prevê montar, em conjunto com a Endesa, uma rede de postos de carregamento ultrarrápidos a cada 200 km.

A Cepsa deu a conhecer em Lisboa a sua nova Estratégia 2030, “Positive Motion”, a partir da qual pretende tornar-se líder em mobilidade sustentável e energia em Portugal e Espanha, e ser uma referência na transição energética.

No âmbito do fórum internacional The Business Booster, que decorreu esta semana em Lisboa, a Cepsa destacou o facto de estar a desenvolver o maior ecossistema de mobilidade elétrica em Portugal e Espanha, juntamente com a Endesa, seu parceiro estratégico neste processo, desenvolvendo “a mais ampla rede de carregamento ultrarrápido”, com pontos de recarga de 150 kW, pelo menos a cada 200 quilómetros, nas principais estradas e estradas interurbanas.

Não há localizações concretas avançadas, apenas a garantia de que o projeto contemplará Portugal e Espanha.

Postos de hidrogénio a cada 300 km… em Espanha

Algo distinto acontecerá em matéria de hidrogénio. A Cepsa refere pretender também impulsionar a procura de hidrogénio verde no transporte rodoviário, para o qual estabeleceu o objetivo de uma estação de reabastecimento a cada 300 quilómetros, nos corredores que ligam Espanha à Europa, até 2030. No entanto, Portugal fica de fora, pelo menos, nesta fase, dos planos.

“CORREDOR IBÉRICO” A HIDROGÉNIO PLANEADO PELA CEPSA DEIXA, PARA JÁ, DE FORA PORTUGAL.

Em 2030, a empresa pretende apostar na produção de hidrogénio verde e biocombustíveis avançados em Espanha e Portugal, com uma capacidade de produção equivalente de 2GW e 2,5 milhões de toneladas, respetivamente.

Para levar a cabo esta nova estratégia, a Cepsa está a transformar as suas refinarias em parques energéticos diversificados, onde está a implementar tecnologias baseadas em Inteligência Artificial e análise avançada para otimizar os seus processos e reduzir o seu impacto ambiental.

No domínio das energias renováveis, a Cepsa desenvolverá um portfólio de projetos de energia solar e eólica para o seu próprio consumo, com uma capacidade de 7 GW, dos quais 1,5 GW têm já uma ligação à rede.