Chassi para elétricos da CATL resiste a impacto frontal de 120 km/h

03/01/2025

A CATL apresentou o Bedrock Chassi, o primeiro chassi de skate ultra-seguro do mundo capaz de suportar um impacto frontal de 120 km/h sem incendiar ou explodir a bateria. O Bedrock da CATL estabelece um novo padrão para a segurança de chassis inteligentes, proporcionando uma proteção abrangente em diferentes cenários e velocidades.

 

Com o design centrado na bateria, o chassi Bedrock da CATL utiliza a tecnologia de integração Cell-to-Chassis, que integra diretamente as células da bateria no chassi, permitindo um design estrutural partilhado entre elas. E com base na dissociação do chassis da parte superior da carroçaria, o chassis Bedrock é capaz de absorver 85% da energia de colisão do veículo (em comparação com cerca de 60% absorvida pelos chassis tradicionais).

Através de vários avanços tecnológicos, o chassi Bedrock passou com êxito o primeiro teste de segurança extrema dupla “velocidade mais elevada + impacto mais forte” do mundo. Este feito permite que o chassi passe o teste de impacto frontal de 120 km/h no pólo central sem se incendiar, explodir ou ter uma pista térmica, redefinindo a referência de segurança na indústria.

Atualmente, a velocidade para o teste de segurança de impacto frontal no habitualmente utilizado C-NCAP (Programa de Avaliação de Novos Veículos da China) é de 56 km/h, o que, ao sofrer um impacto frontal a esta velocidade, gera uma energia de colisão equivalente à queda de um edifício com 12 metros de altura. Em comparação, um impacto frontal a 120 km/h é equivalente a uma queda de um edifício de 56 metros de altura, gerando uma energia de colisão 4,6 vezes superior à de uma colisão a 56 km/h.

Em testes de colisão frontal mais rigorosos, que simulam colisões com objectos não normalizados, como postes de eletricidade, árvores de grande porte ou animais, a área de impacto é apenas 1/6 da área de um impacto frontal de largura total, aumentando exponencialmente a pressão de impacto. A uma velocidade de 120 km/h, a pressão de impacto no chassi por unidade de área num impacto frontal contra um poste central é 21 vezes superior à do impacto frontal de largura total a 56 km/h nos testes C-NCAP.

Devido à velocidade e intensidade de colisão extremamente elevadas, não houve nenhum caso anterior de um veículo de novas energias que se atrevesse a desafiar um teste de impacto frontal de poste a 120 km/h. Com este desafio extremo, o chassi Bedrock da CATL abriu um novo caminho para a indústria.

Abrir a era do transporte ultra-seguro através de três avanços tecnológicos

O chassi Bedrock da CATL foca-se no domínio da inovação da estrutura e dos materiais, tirando partido de três avanços tecnológicos para proporcionar uma proteção sem paralelo em todos os cenários e gamas de velocidade, garantindo uma segurança sólida para todo o veículo.

O chassi CATL Bedrock introduz uma estrutura revolucionária tridimensional biomimética em forma de carapaça de tartaruga, em que a estrutura da carroçaria e da unidade de energia estão integradas, profundamente acopladas para proporcionar à unidade de energia uma proteção indestrutível. Além disso, a sua estrutura de retenção de nível de porta-aviões dispersa as forças de impacto por várias vias durante uma colisão, desacelerando gradualmente o veículo e reduzindo significativamente a profundidade e a velocidade a que os obstáculos invadem o habitáculo. A utilização de aço moldado a quente de qualidade submarina com uma resistência de 2000MPa, liga de alumínio de qualidade aeroespacial com uma resistência de 600MPa e múltiplas estruturas de barreira aumentam ainda mais a rigidez do chassi, tornando-o virtualmente impermeável.

Além disso, o chassi CATL Bedrock incorpora um design ultra-seguro da célula da bateria, tecnologia NP e uma película de isolamento absorvente de energia de alta ductilidade, liderando a indústria de uma forma inovadora. Em termos de desconexão de alta tensão, consegue a desconexão instantânea do circuito de alta tensão em 0,01 segundos após o impacto e completa a descarga da energia residual de alta tensão no veículo em 0,2 segundos, estabelecendo um novo recorde na indústria.

Em particular, as células da bateria foram submetidas a testes muito exigentes, incluindo testes de impacto de trenó a alta velocidade a 60 km/h, testes de flexão a 90 graus e testes de serragem, e a bateria não se incendiou nem explodiu nos três testes. Estes testes, todos pioneiros na indústria pela CATL, elevaram os padrões de segurança das células de bateria a novos patamares.

Desbloquear a era da personalização e ativar um mercado de triliões de yuans

O lançamento do chassi Bedrock não só redefine o padrão de segurança dos chassis inteligentes, como também ativa um mercado de um bilião de yuans. Acelera consideravelmente a mudança para um design automóvel modular, personalizado e inteligente.

Abordando os pontos problemáticos comuns de elevado investimento, longos ciclos de desenvolvimento e iteração acelerada de produtos na indústria, o chassi Bedrock incorpora três caraterísticas principais: integração interna, dissociação do chassi da parte superior da carroçaria e abertura externa. Com uma vasta gama de kits de ferramentas e pacotes de soluções, oferece uma arquitetura de software e hardware escalável e interfaces normalizadas, permitindo configurações flexíveis para diferentes modelos e cenários de veículos. Isto permite a realização de um conceito de “uma arquitetura de chassi, vários modelos de veículos” e melhora significativamente a eficiência do desenvolvimento e reduz o ciclo de I&D. O tempo necessário para a produção em massa de um veículo é reduzido dos tradicionais 36 meses ou mais para 12 a 18 meses.

Além disso, o chassi Bedrock ultrapassa os limites da segurança e da modelação e expande a flexibilidade do design através da conceção da dissociação entre o chassi e a parte superior da carroçaria. A tecnologia Cell-to-Chassis (CTC) de quarta geração e a tecnologia de células de bateria invertidas melhoram a utilização do espaço do chassis, reduzindo o risco de raspagem do chassis. Além disso, em termos de inteligência, o chassi suporta a dissociação mecânica, a dissociação de software e a dissociação de EE, permitindo capacidades de condução inteligente L3 a L4. Proporciona interfaces de elevada adaptabilidade e promove aplicações inteligentes colaborativas.

Na cerimónia de lançamento, a AVATR, o primeiro fabricante de automóveis a utilizar o Bedrock Chassi, e a CAIT-SH, o braço de chassi de skate da CATL, assinaram um acordo para aprofundar a cooperação no Bedrock Chassi da CATL para criar uma experiência de viagem mais segura e de maior qualidade para os utilizadores.

A segurança é uma viagem sem fim. No futuro, a CATL continuará a quebrar barreiras tecnológicas através da inovação contínua e a trabalhar com parceiros para construir um ecossistema seguro para baterias e veículos EV, salvaguardando a segurança dos utilizadores.