Publicidade Continue a leitura a seguir

Chegam os primeiros radares de ruído. Multa para carros barulhentos é de 135€

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete localidades francesas já começaram a usar radares para medir o ruído dos motores de automóveis e motos na via pública. Os mais barulhentos vão pagar 135 euros.

França está a testar um novo tipo de radar para travar a poluição sonora, tendo já definido a aplicação de multas para quem conduza automóveis ou motos que emitam ruído acima do limite estabelecido. Os dispositivos, os primeiros do género na Europa, já estão legalizados naquele país desde 2019, mas só esta terça-feira vai passar a estar operacionais em sete localidades na região de Saint-Lambert, nos arredores de Paris, anunciou Barbará Pompili, a ministra francesa para a Transição Ecológica.

Depois de algumas provas realizadas em Paris e em pontos específicos noutras cidades francesas, a iniciativa ganha agora um carácter oficial, seguindo-se a instalação de novos radares em Paris, Nice e Toulouse, entre outras comunidades. Num futuro próximo “estarão em todo o território”, garante Barbará Pompili.

O novo decreto prevê que os radares sejam instalados também em zonas urbanas onde a velocidade máxima legal é de 50 km/hora, dotados de microfones e câmaras para captarem a matrícula do veículo.

O limite para esta fase de testes foi fixado em 90 decibéis, podendo ser alterado de acordo com os resultados neste período experimental, sendo a autoridade francesa já estabeleceu o valor da multa (135 euros), embora não revele a partir de quando começarão a ser aplicadas as coimas aos infratores. “Conforme vão avançando os ensaios”, explicou a ministra.

Estudos da Agência Europeia do Meio Ambiente revelam que a contaminação sonora excessiva tem graves consequências para a saúde e para economia, causando em média cerca de 16.000 mortes prematuras por ano na Europa e 72.000 hospitalizações.