A empresa apresentou a sua nova tecnologia no Congresso Mundial de Motores de Combustão Interna de 2024, em Tianjin, na China. O feito foi reconhecido pela TÜV SÜD, uma organização de testes respeitada internacionalmente, e pela China Automotive Technology & Research Center, uma entidade de testes especializada para motores de combustão interna.
Inovação líder em eficiência
A percentagem de energia de combustão do gasóleo transferida para a saída do motor sem necessidade de um mecanismo de recuperação de calor residual é conhecida como a eficiência térmica do motor de base. A economia do motor melhora com o aumento da eficiência térmica do motor de base.
Em 8 de janeiro de 2022, a empresa fez ainda mais progressos, aumentando a eficiência térmica do motor para 51,09%. A empresa atingiu mais recentemente 52,28% de eficiência térmica em 20 de novembro de 2022, ultrapassando os seus registos anteriores.
A empresa comparou com os produtos convencionais, que normalmente atingem uma eficiência térmica média de 46% para os motores a diesel no mercado. A implementação de tecnologia de eficiência térmica em motores de base com uma eficiência térmica de 52,28% pode levar a uma redução significativa de 12% no consumo de combustível e nas emissões de dióxido de carbono.
Afinação das tecnologias existentes
A equipa de investigação da Weichai Power baseou-se nos seus sucessos anteriores, investindo mais de 500 dias de esforço concentrado na otimização de quatro sistemas vitais: fornecimento de combustível, entrada de ar, combustão e redução de fricção.
A equipa avançou eficazmente na combustão de alta expansão, pressurização de fluxo misto, injeção de combustível de alta eficiência e tecnologias de redução de fricção de baixa resistência.
Foi atingido um marco significativo devido a estes avanços, que foram alcançados através de pequenos avanços de 0,1 por cento de cada vez. A tentativa levou a que o motor ultrapassasse a barreira dos 53% de eficiência térmica pela primeira vez a nível mundial. Os investigadores afirmam que o feito é comparável a uma corrida de 100 metros efectuada por um ser humano em menos de nove segundos.
Diminuição do consumo de combustível
Passar de um nível de eficiência térmica de 45-46% para 53% pode aumentar a economia de um motor diesel em cerca de 14%. Esta inovação resulta numa poupança anual de combustível de cerca de 31 milhões de toneladas e numa diminuição das emissões de carbono de 97 milhões de toneladas.
Um trator pesado com uma quilometragem anual de 155.342 milhas (250.000 quilómetros) pode poupar cerca de 45.424 litros de gasóleo graças a esta tecnologia. Isto resulta numa poupança anual de quase 13 529 dólares (98 000 yuan) para o proprietário, tendo em conta o preço do gasóleo no mercado chinês de 1,08 dólares (7,8 yuan) por litro.
De acordo com a equipa, este avanço técnico beneficiará não só os transportes, mas também outras indústrias, como a maquinaria de construção, equipamento agrícola, navios e equipamento de produção de energia, entre outros, acrescentando novos benefícios.