O teste de demonstração foi realizado na província de Shanxi, no norte da China, de acordo com um relatório da Xinhua. O sistema de transporte foi desenvolvido em conjunto pela China Aerospace Science and Industry Corporation Limited e Shanxi, de acordo com o relatório.
Este foi o primeiro teste em tamanho real do sistema de transporte de levitação magnética de tubo de baixo vácuo UHS. Vários relatórios dos jornais diários chineses afirmaram que o teste de demonstração foi um sucesso e alcançou os resultados desejados.
O ensaio de demonstração
O teste foi realizado por um veículo maglev supercondutor numa conduta de 2 km de comprimento com um ambiente de baixo vácuo, de acordo com o relatório da Xinhua.
O ensaio demonstrou que o comboio era capaz de navegar de forma controlada, de manter uma suspensão estável e de parar em segurança, podendo também cuidar de si próprio durante as curvas do percurso.
O relatório indica ainda que todos os sistemas funcionaram como desejado e que os movimentos reais do comboio estavam em sincronia com a trajetória, que tinha sido determinada teoricamente no passado.
Uma das maiores proezas alcançadas durante o teste de demonstração foi o facto de ter provado que um ambiente de vácuo a longa distância pode ser estabelecido e mantido em grande escala. Além disso, verificou também a eficiência das operações de controlo da navegação por supercondutores e a coordenação entre vários sistemas num ambiente de baixo vácuo.
A China começou a construir o sistema de transporte maglev UHS no condado de Yanggao em 2022. De acordo com os responsáveis, o sistema visa integrar a tecnologia aeroespacial com o sistema de transporte ferroviário, com o objetivo de fazer circular comboios a uma velocidade de 1000 quilómetros por hora.
Protótipo de comboio Maglev da China
A China apresentou um protótipo de comboio com tecnologia maglev de supercondutores de alta temperatura (HTS) em 2021. O protótipo foi apresentado na província de Chengdu e foi dito que era capaz de atingir velocidades de até 620 km/h (385 milhas por hora).
A tecnologia do comboio maglev HTS foi desenvolvida na Universidade de Southwest Jiaotong.
Na altura, foi teorizado que a mesma tecnologia poderia ser utilizada para construir um sistema de transporte maglev de ultra-alta velocidade que poderia atingir velocidades de até 1.000 km/h (621 milhas/hora).
Atualmente, o país planeia utilizar o sistema de transporte maglev UHS para ligar várias áreas da China. De acordo com as estimativas, pode completar uma viagem entre Pequim e Xangai em cerca de 1,5 horas, o que o torna um excelente sistema de poupança de tempo.
O “Maglev”, abreviatura de levitação magnética, permite que os comboios pairem e se desloquem a velocidades extraordinárias, impulsionados por poderosos campos magnéticos.