Site icon Motor 24

Chinesa BYD já ultrapassou a Tesla na venda de elétricos

A BYD, fabricante chinesa de automóveis que abandonou a produção dos modelos 100% a combustão interna, para focar-se apenas em veículos eletrificados, ultrapassou a Tesla nas vendas globais de modelos movidos exclusivamente a baterias.

De acordo com o Financial Times, citando um comunicado da empresa financiada por Warren Buffett à Bolsa de Valores de Hong Kong, onde está cotada, a BYD terá vendido 641.350 unidades, entre janeiro e junho deste ano, o que representa um aumento homólogo de 314%.

O número ultrapassa o da Tesla, que terá matriculado 564 mil veículos nos primeiros seis meses de 2022.

A marca de Elon Musk justifica a travagem nas vendas com as “interrupções na cadeia de fornecimento” e dificuldades nas operações na China devido à crise sanitária.

Em declarações ao Financial Times, analistas consideraram o crescimento da BYD como um sinal de mudança no mercado automobilístico global, “à medida que os fabricantes chineses de veículos elétricos começam a focar-se nos mercados de exportação”.

Um dos grandes sucessos da BYD é o Han EV, berlina compacta para concorrer diretamente com o Tesla Model 3, e que está disponível em três versões puramente elétricas e uma híbrida plug-in.
A versão base do Han EV tem um preço de venda ao público no mercado chinês de 27.855 euros e o modelo foi o primeiro da marca a ser equipado com a nova geração de baterias Blade Battery, baseada na tecnologia LFP, garantindo que é mais segura do que outras alternativas do mercado, por apresentar menor tendência a sobreaquecer.

O fabricante chinês anuncia uma autonomia de até 605 quilómetros em ciclo NEDC para a versão de com duas rodas motrizes. Já a variante de maior performance com quatro rodas motrizes possibilita uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos.

Tecnologicamente avançado, o Han dispõe de uma funcionalidade NFC que permite a abertura das portas com recurso a um smartphone, mesmo quando este não tem rede ou está com a bateria descarregada.

Exit mobile version