Chineses da HiPhi já têm luz verde para entrar na Europa

18/04/2023

À semelhança da Aiways, a HiPhi é mais um marca de automóveis proveniente de uma start-up chinesa que dá pelo nome de Humam Horizons.

Esta empresa já foi autorizada pela TÜV da Alemanha a comercializar os seus modelos na Europa, sendo que o primeiro vai ser o HiPhi X, uma SUV que já foi lançado há dois anos na China e que se assume como um rival do Model X, não tivesse ele também as portas de abertura em asa de gaivota.

Leia também: PEUGEOT 9X8 de Le Mans já tem clone em Lego Technic

Conta com dois motores de 300 CV (um em cada eixo para se obter tração integral) e graças à potência combinada de 535 CV, consegue rubricar os famosos 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. A bateria de 97 kWh de capacidade garante até 650 km de autonomia (ainda que pela normativa em vigor na China). Mais tarde deverão ser aposta variantes de tração traseira.


Lá dentro, este X é uma autêntica revolução, com um ecrã central de 19,9″ para o sistema de infotainment, sistema de som com 17 colunas, e pode ter vários ecrãs de 8″ espalhados pelo habitáculo.

Depois deste X, prometem seguir-se muitos outros modelo, como o Z, uma espécie de GT, que vai partilhar grande parte da tecnologia com o X. Enquanto o primeiro anuncia pouco mais de 650 km, o Z, e graças a uma bateria maior, deverá chegar aos 705 km.