Chineses vendem ‘clone’ do Tesla Model S com portas à Lamborghini

11/06/2022

Chama-se S, é uma berlina de quatro portas elétrica, faz cerca de 600 km com uma carga e produz-se na China… nas fábricas da Hozon Auto.

O sucesso da Tesla continua a inspirar muitos fabricantes de automóveis. Na China, os responsáveis da Hozon Auto podem ter levado o exemplo longe demais, com este novíssimo Nezha S, a versão de produção protótipo Eureka 03 de 2020, que é praticamente um clone do Tesla Model 3.

Com apresentação agendada para o Salão de Pequim 2022, adiado devido aos efeitos da pandemia no país, o Nezha S é o terceiro modelo de uma gama que já comtempla dois SUV chamados U e V (rivais de Model Y e Model X…)

O Nezha S mede 4,980 metros de comprimento, por 1,980 metros de largura e 1,450 metros em altura, com uma distância entre eixos de 2,980 metros. Medidas praticamente a papel químico das do Tesla Model S. Mais parecenças no formato da carroçaria e em alguns elementos do design, que são ainda mais flagrantes no interior, com um enorme ecrã digital instalado na vertical ao centro do painel de bordo.

O rasgo de originalidade estará mesmo nas portas com abertura em tesoura… à Lamborghini.

No lançamento, o modelo apresenta-se apenas na versão com dois motores elétricos que produzem uma potência combinada de 340 kW (456 CV), anunciando autonomia para 650 quilómetros entre carregamentos. Mais à frente, chega a versão de tração traseira, só com um motor e mais de 700 de autonomia.

Para o Nezha S, a Hozon Auto promete a integração de 13 câmaras, 12 sensores ultrassônicos, 5 radares de ondas milimétricas e 2 LiDAR, tudo para permitir o nível 4 de condução autónoma.

A versão especial de lançamento Yaoshi (limitada a apenas 999 unidades) já está disponível para encomenda na China, por preços a partir dos 338.800 yenes (47.200 euros). As primeiras entregas são esperadas em julho. O modelo não está confirmado na Europa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.