Site icon Motor 24

Chip semicondutor da Bosch promete revolucionar navegação

Novo sensor MEMS da Bosch anuncia uma navegação ininterrupta e ajuda a retratar, de forma real, os movimentos do veículo, através de um chip semicondutor que captura estas ações de forma “precisa e confiável”.

Quem nunca se sentiu traído pelo sistema de condução, precisamente, no momento em que mais precisava dele? Por exemplo, numa cidade desconhecida e movimentada.

O novo dispositivo MEMS da Bosch, o SMI230, promete acabar de vez com estas incómodas situações. O sensor anuncia uma alta precisão e uma capacidade de registar constantemente alterações na direção e velocidade do veículo, avalia as informações e transmite ao sistema de navegação. Aqui, as informações são combinadas com os dados posicionais do sistema global de navegação por satélite (GNSS) e usadas para navegação. Uma interrupção repentina no sinal do GPS – devido por exemplo a um túnel ou a um vale – faz com que o novo sensor da Bosch intervenha. “Quando o sistema de navegação está perdido, os sensores semicondutores da Bosch garantem que o carro não se perde”, sublinha Jens Fabrowsky, membro do conselho de gestão executiva da divisão da Bosch Automotive Electronics. Refira-se que o constante aparecimento de dados confiáveis sobre os movimentos dos veículos significa que o conhecido efeito “flip book” do ecrã do sistema de navegação faz parte do passado. Graças à combinação da posição do GPS e às informações do sensor, a seta de navegação no visor não dá mais saltos irrealistas nem muda repentinamente a orientação no seu caminho de um ponto para outro. Para Fabrowsky, a explicação é simples. “Os semicondutores são essenciais para a mobilidade moderna, e atualmente é impossível imaginar os carros sem eles”, garante o responsável.

A Bosch iniciou recentemente a produção do SMI230, e os primeiros clientes já estão a receber o sensor como equipamento padrão.

Movimentos estáveis

O sensor recorre a uma tecnologia na forma de chip, sendo esse o grande segredo, segundo a Bosch, para “manter fluído o movimento da seta no mapa de navegação”.
Para gerar dados de alta precisão sobre o movimento do veículo, a Bosch “reúne dois desses minúsculos sensores extremamente sensíveis – um para a aceleração do veículo e outro para a taxa de guinadas – num único compartimento”, explica o fabricante em comunicado. E acrescenta. “A força do SMI230 está nessa combinação. Além disso, a dupla de sensores alcança um extraordinário grau de precisão e pode detetar rapidamente alterações repentinas no movimento do veículo”.

Ainda de acordo com Fabrowsky, “a Bosch detém uma experiência abrangente, inigualável em todo o mundo, no desenvolvimento e fabrico de semicondutores para aplicações automóveis. Isso ajuda-nos a desenvolver novas funções automóveis e a melhorar constantemente os próprios chips”.

Exit mobile version