A indústria acelera na eletrificação e na digitalização do automóvel, prometendo mais uma série de grandes novidades, a reboque também da chegada ao mercado europeu de um maior número de marcas chinesas.

A última edição do salão automóvel de Guangzhou, a noroeste de Hong Kong, até ao passado dia 8 de janeiro, confirmou o momento pujante da indústria automóvel naquele país asiático, cada vez com mais relevância em todo o mundo.

Entre as muitas novidades de marcas da chinesas no certame, elegemos cinco destaques:

Chery Tiggo 9

O modelo para posicionar no topo da gama de SUV da Chery Automobile, empresa que começou por fabricar brinquedos e jogos infantis e é atualmente o 9º maior construtor de automóveis da China. Com 4,82 metros de comprimento, o Tiggo 9 é o modelo mais luxuoso da marca, para concorrer com Volvo XC90 e companhia, oferecendo interior bem equipado com três filas de bancos para acomodar até sete ocupantes. No lançamento, apenas um motor gasolina 2.0 com 263 CV de potência.

GAC Aion Hyper GT

Apresentado como o modelo de produção mais aerodinâmico do mundo, anunciando um coeficiente de resistência de 0,19 (o Mercedes EQS tem um Cx de 0,20), este modelo da chinesa GAC também almeja o título de desportivo acessível. Para já apenas disponível na versão de acesso, o modelo que estreia uma nova Plataforma, a AEP3.0, conta com motor elétrico traseiro a debitar 340 CV e 434 Nm. A marca não revelou a capacidade da bateria, mas revela que seu Hyper GT vai permitir recargas ultra-rápidas até 480 kW.

IAT T-Mad

Rival chinesa da Cybertruck, a pick-up elétrica da Tesla, o IAT T-Mad apresenta-se como protótipo com 5,8 metros em comprimento, mais de 2 metros em largura e em altura, para uma distância entre eixos de também avantajados 3,6 metros. Numa única versão de quatro portas, com as duas traseiras de abertura suicida a facilitarem o acesso a um habitáculo, vai permitir configurar o interior a gosto, incluindo na original disposição de cinco lugares com três bancos individuais na dianteira e o condutor em posição central, mais dois passageiros atrás num banco corrido, do tipo sofá. A marca anuncia duas versões de bateria, uma mais compacta para autonomia a rondar os 800 km entre carregamentos e outra a permitir até 1000 km com uma única carga.

Zeekr 001

A Zeekr, marca premium de veículos elétricos do Grupo Geely – que também detém marcas como a Volvo, Polestar ou Lotus –, lançará o 001 fora da China em 2023. O modelo funcionará como de ponta da ainda jovem marca, tendo por base a plataforma SEA (Sustainable Electric Architecture) da Geely, dispondo de um esquema de dois motores elétricos capazes de oferecer 400 kW (536 CV) de potência e 768 Nm de binário máximo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 3,8 segundos. Este é também o primeiro modelo a ser equipado com a nova bateria Qilin da CATL, anunciando uma autonomia superior a 1.000 km, no ciclo CLTC (China Light-duty vehicle Test Cycle – CLTC), o que corresponderá a cerca de 800 km no mais realista WLTP (Worldwide harmonized Light-duty vehicles Test Procedure). No mercado chinês, o 001 tem um preço médio com opcionais de 335.000 RMB (cerca de 46.500€ à taxa de conversão atual), sendo esta a média entre as versões base e as de topo mais encomendadas.

Hongqi H6

Outra marca muito focada na internacionalização, a Hongqi, propriedade da FAW, quer impor-se no segmento do luxo acessível com o H6, berlina com 5 metros de comprimento e que chegará aos principais mercados mundiais já no decorrer deste ano. Entre os destaques no espaçoso habitáculo, o ecrã central de dimensões avantajadas posicionado na vertical, tipo tablet. Nas motorizações, com a promessa de um preço competitivo, a marca aposta num quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina com 252 cv de potência e 380 Nm de binário, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

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