Citroën confirma: novo C5 é ‘esplêndido’ e está pronto!

08/05/2020

O protótipo CXperience Concept vai inspirar as linhas da berlina que sucede ao C5 no catálogo da Citroën
Com apresentação calendarizada para meados deste ano, o novo Citroën C5 ainda é segredo guardado a sete chaves. Não se prevendo, com os sucessos atrasos e contratempos que a pandemia de Covid19 está a provocar em todos os setores da indústria mundial, que o prazo inicialmente fixado pela marca francesa seja para cumprir. Mesmo se o carro está pronto!

De acordo com Laurence Hansen, diretora de produto e estratégia da Citroën, em entrevista concedida Automotive News Europe, o modelo para suceder ao C5 no catálogo do emblema do double-chevron já “existe e é esplêndido”.

Moderno e apelativo como os SUV

Desde que a Citroën deixou de produzir o familiar médio, em 2018, a necessidade de contar com um novo automóvel para competir naquele segmento foi tema recorrente. Há uns meses, Xavier Peugeot, antigo diretor de produto na marca, confidenciou que havia necessidade de reinventar o segmento das berlinas, para as tornar modernas e atrativas como os SUV. “Se a tua berlina é clássica ou tradicional, temo que estejas em problemas”.

A avaliar pelas recentes palavras Hansen, a teoria teve eco no quartel-general da Citroën que terá dado carta verde ao desenvolvimento de automóvel… especial.

“Tem uma personalidade incrível: é um verdadeiro Citroën!”, referiu a diretora de produto.

O modelo estará assente na competente plataforma EMP2 do Grupo PSA, arquitetura que serve também o Peugeot 508. Esteticamente, a inspiração provém do CXperience Concept que a marca francesa apresentou no Salão automóvel de Paris, em 2016.

As berlinas de segmento médio continuam a perder terreno para os SUV nos principais mercados europeus, com quebras de 14% em 2019, totalizando 403.922 unidades.