Citroën promete lançar elétricos com preços “muito agressivos”

27/03/2023

A Citroën promete que os seus próximos veículos elétricos terão preços “muito agressivos” para chegar a mais pessoas e tornar a mobilidade elétrica mais acessível.

Em declarações à Autocar, Pierre Leclercq, diretor de design da Citroën, os futuros elétricos do fabricante francês terão um posicionamento em termos de preço agressivo para se bater com as propostas de entrada “low cost” de marcas como a Dacia (com o Spring) ou mesmo a chinesa MG (com o MG4 Electric).

Leclercq explica que os modelos elétricos mais baratos da Citroën apostarão em designs atrativos, com a sua linguagem de design para atrair uma base de clientes mais ampla. A sua nova linguagem estética será inspirada no protótipo Oli [äll-e], revelado no ano passado.

No entanto, cada veículo da gama terá a sua própria personalidade, com Leclercq a usar uma expressão curiosa. “Estamos a tentar não fabricar automóveis com o efeito de boneca russa.”

O designer acredita que os preços dos seus próximos BEV darão à marca um bom trunfo face à concorrência, embora não tenha adiantado nenhuma fasquia de valores.

“Julgo que será uma grande vantagem para uma marca como a Citroën. À medida que as marcas premium procuram tornar-se mais premium, há pessoas que não têm tanto dinheiro para comprar um carro. Temos ótimos produtos a sair em breve que eu considero como sendo muito interessantes no que diz respeito ao seu design. Vai ser genial. Os preços vão ser muito agressivos. Só nos podemos orgulhar de o ter feito. Portanto, acho que temos um papel importante a desempenhar na indústria automóvel nos próximos anos”.

Citroën aposta em carros elétricos acessíveis

Uma das estratégias para economizar custos será a substituição do sistema de infoentretenimento por uma App para descarregar para o smartphone, o qual pode ser acoplado a um suporte localizado no painel. Esta solução já foi explorada pela Dacia anteriormente. “Quando pensamos sobre isso, o que é que as pessoas querem? Querem a melhor experiência a bordo. Nós vivemos com os nossos telefones o dia todo. Portanto, quanto mais perto chegarmos [a uma solução no veículo] do que temos no nosso telefone, melhor. A pessoa deve ter à sua disposição o que tem no seu telefone.”

O diretor de produto e estratégia da marca, Laurence Hansen, acrescenta: “A Citroën adora desafiar as normas da indústria. O preço médio de venda de um automóvel na Europa é hoje de 25.000 euros”. Laurence Hansen coloca uma questão: “[Será que] as pessoas poderão investir mais amanhã? Precisamos fazer algo”, sobretudo num ambiente de dificuldades e de crise económica.