Em declarações ao jornal The Sun, Jeremy Clarkson, o conhecido apresentador de televisão britânico, protagonista do famoso programa de automóveis “The Grand Tour”, afirmou que a jovem ativista ambiental, Greta Thunberg, é uma “idiota” que está a desviar a atenção dos jovens sobre o universo dos automóveis.

Na entrevista concedida com o objeto de fazer uma espécie de antevisão sobre uma nova temporada da série que apresenta em parceria com Richard Hammond e James May, a conversa voltou a descambar quando voltou à baila o tema Greta Thunberg.

A jovem sueca tem estado debaixo de mira do polémico apresentador pelas suas posições extremadas em matéria de políticas ambientais. Para Clarkson, Greta é uma das culpadas pelo fenómeno crescente de diabolização do automóvel, acusando-a contribuir decisivamente para a perda de interesse dos jovens por programas de TV, salões internacionais e outras grandes exposições, etc.

“Todos os jovens que conheço com menos de 25 jovens não têm o mais pequeno interesse em carros. A Greta Thunberg está a matar o espetáculo dos carros“, disse Clarkson. “Eles são ensinados desde a escola, antes de dizerem papá e mamã, que os carros são o diabo, e isso fica nas suas cabeças”, afirmou.

Nesta “picardia” muito mediática, o apresentador parece não estar sozinho, Richard Hammond também opinou sobre a matéria: “Odeio ter que dizer isto, mas penso que o Jeremy está certo. Os mais novos já não se interessam por carros. Quantas crianças estão a crescer com posters de automóveis nas paredes dos seus quartos?”.

Jeremy Clarkson apresentou no canal BBC o programa “Top Gear” ao longo de mais de vinte anos, até 2015, quando acusado de conduta violenta viu as suas funções suspensas.