João Macedo Silva (Porsche 911 RSR) saiu da primeira jornada do CPVC, disputada no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) na liderança da competição após duas vitórias, uma pole position e duas voltas mais rápidas. Barba, cabelo e unhas para o piloto da Garagem Aurora do saudoso Mestre Eduardo. A passagem de Macedo Silva pelo Estoril foi um “dejá vú”. Mas, desta feita, o desafio colocado pela irreverência de João Novo (Ford Escort RS 1600) obrigou o piloto do Porsche a ter de rebuscar no seu talento forma de superar o jovem piloto do Escort amarelo.
O arranque para a primeira corrida não foi brilhante por parte de Macedo Silva e João Novo conseguiu, mesmo, ficar na frente do Porsche uma volta inteira ao circuito do Estoril. Mas o esforço pedido ao carro da oval azul e aos pneus acabou por desbaratar o esforço de João Novo: perdeu a liderança, os tempos começaram a subir e, de forma inglória – como só sucede no automobilismo – o piloto do Ford Escort RS 1600 perdeu o segundo lugar para Rui Costa. Para juntar desgraça ao insulto, a máquina amarela decidiu atirar para fora de prova o piloto da Motofil.
Contas feitas, João Macedo Silva ganhou a prova, os H75 e fez a volta mais rápida, acompanhado no pódio por Rui Costa (Fod Escort RS 1600) e por João Cruz (Ford Escort RS 1600) que com o abandono de João Novo venceu o Grupo 5.
Mais atrás, lutas por posição e pela vitória à classe. Exemplo disso a escaramuça entre Luís Liberal e Ricardo Pereira, ambos em Ford Escort RS 2000, que acabou decidida por uma penalização “drive-through” a Liberal por continuado desrespeito dos limites de pista. Ricardo Pereira ganhou, assim, o Grupo 1.
Também António Soares (Ford Escort MK1) foi penalizado pela mesma razão e da mesma forma, mas a sua vantagem e superioridade face ao BMW 3.0 CSL de Miguel Ferreira, permitiu-lhe terminar no quarto lugar ultrapassando o belíssimo carro bávaro nas derradeiras voltas.Destaque, ainda, para a vitória de Pedro Poças (Porsche 924) nos H81 e para o azar de Anibal Rolo, forçado a abandonar a prova no final da volta de lançamento com problemas mecânicos no belo Datsun 240Z. Por outro lado, Carlos Fernandes (Mazda RX2) abandonou a corrida e em carro idêntico, Jorge Leite não conseguiu arrancar para a corrida.
A segunda corrida dos Clássicos do programa do ANPAC & Friends Racing Meeting realizado no Autódromo do Estoril repetiu o que tinha sucedido na primeira manga. Porém, com protagonistas diferentes e durante muito menos tempo. João Macedo Silva foi surpreendido por Rui Costa na largada e demorou uma volta para levar o Porsche 911 RSR, no final da reta da meta, a ultrapassar o Ford Escort RS 1600. A partir daqui, foi um passeio para o piloto que lidera o CPV Clássicos. Mas o 911 RSR decidiu fazer birra e empurrou João Macedo Silva para fora de prova, negando-lhe uma vitória que estava ali ao seu alcance.
João Novo (Ford Escort RS 1600) não foi feliz e sem entrar na luta pela vitória, foi forçado a abandonar, pela segunda vez, na madrugada da prova. Quem beneficiou foi o espetáculo, pois Rui Costa e João Cruz (Ford Escort RS1600) envolveram-se numa luta titânica, com travagens no limite, escorregadelas às quatro rodas e trocas de posições – uma delas numa ultrapassagem absolutamente fantástica na curva da Orelha de Rui Costa a João Cruz – num duelo de cortar a respiração.
Mas com uma lisura e classe entre os dois pilotos que temos de assinalar, luta que passou de ser pelo segundo lugar do pódio pela vitória. Na bandeira de xadrez e depois de uma corrida absolutamente fabulosa, João Cruz ganhou seguido de Rui Costa. O primeiro venceu, também, o Grupo 5, enquanto o segundo ganhou a categoria H75, onde António Soares ficou com o quarto lugar á geral e segundo da categoria.
Pelo caminho ficou, também, o espetacular BMW 3.0 CSL de Miguel Ferreira com problemas mecânicos, oferecendo a Fernando Gaspar (Datsun 240Z) a oportunidade de chegar ao quarto lugar e à vitória nos H71.
Apesar de poucos pilotos em pista e dos Clássicos serem carros caprichosos, tendo terminado apenas cinco viaturas, esta segunda corrida do CPV Clássicos foi, sem sombra de dúvida, a melhor do programa do ANPAC & Friends Racing Meeting.
A próxima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos será disputada no Circuito Internacional de Vila Real que se realiza nos dias 14 a 16 de julho.