M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Regra geral, pouca gente liga aos camiões, exceto os profissionais da indústria dos transportes. Para a maioria do público, são apenas veículos lentos que ocupam espaço na estrada e que é preciso encontrar maneira de ultrapassar rapidamente. São grandes, bebem muito e transportam atrelados compridos. A Tesla conseguiu fazer com que todo o mundo prestasse a um camião pesado quando mostrou as imagens do Semi, o primeiro camião elétrico. Mas se o Tesla já é impressionante, como seria se fosse um camião elétrico da Porsche?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Porsche GT Vision Truck Concept é mais um trabalho do designer Alexander Imnadze, que já reinterpretou clássicos da Lamborghini, Mercedes… e Porsche. Em todos os casos, projetou supercarros que poderiam ser movidos com motores elétricos, incluindo o Porsche 906/917, que combina elementos dos dois superdesportivos clássicos lançados pela marca alemã nos idos anos 60. É esse o carro que está a ser puxado no atrelado rebocado pelo camião Porsche.

Como é habitual, Imnadze apenas se preocupou com o design e deixou a parte técnica para a imaginação dos seus seguidores no Instagram. O Porsche GT Vision Truck Concept é claramente um camião elétrico, não existindo espaço para um tradicional motor Diesel nem tubos de escape. Com baterias no lugar do motor e do chassis e um motor elétrico por cada roda, seria capaz de rodar muito mais próximo do chão, reduzindo a resistência aerodinâmica e otimizando o consumo energético. A cabine também é bastante larga, suficiente para ter um escritório móvel no interior. Alguns elementos são inspirados na próxima geração do Porsche 911, revelado recentemente no Salão de Los Angeles, e no Taycan, que vai ser o primeiro automóvel elétrico da marca alemã.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.