Compacto NSU ressuscita com novo coração eléctrico

15/07/2023

Para celebrar o 150º aniversário da fábrica da Audi em Neckarsulm (Alemanha), doze estudantes electrificaram um automóvel clássico icónico: no dia 8 de Julho, os alunos de cursos das mais variadas áreas relacionadas com o automóvel (mecatrónica, carroçaria, pintura e mecânica), revelaram orgulhosamente o EP4 – com o “E” a significar “electric drive” (condução eléctrica) e o “P4” a remeter para o NSU Prinz 4, modelo produzido em Neckarsulm pela NSU Motorenwerke de 1961 a 1973.

O ponto de partida foi precisamente um NSU Prinz 4 construído em 1971, que se encontrava fora de circulação há algumas décadas.

A partir do lançamento do projeto em Janeiro até à sua revelação seis meses depois foi percorrido um longo caminho, que atravessou numerosas reuniões de equipa entre formandos, formadores e gestores de projeto e desaguou em consideráveis tarefas. Desde a criação de uma base sólida para a conversão a partir da carroçaria inicial (que continha diversos pontos de ferrugem), até ao despertar do automóvel equipado com um novo coração de alta voltagem, a equipa superou consideráveis desafios.

Enquanto os especialistas em carroçaria e pintura cuidavam do chassis e do revestimento exterior do automóvel clássico, os futuros mecânicos trabalhavam no grupo propulsor, na bateria e na suspensão.

Na traseira do NSU, onde antes residia um motor a gasolina de dois cilindros com 30cv (22 kW), habita agora um motor eléctrico de 240cv (176 kW) oriundo de um Audi e-tron de 2020, que obtém a sua energia de uma bateria do modelo híbrido plug-in Audi Q7 TFSI e quattro. Esta fica agora sob o capot dianteiro, onde o NSU Prinz tivera o seu depósito de combustível.

A refrigeração desta nova unidade motriz é feita através de uma ampla entrada de ar na parte inferior do pára-choques, enquanto o calor é expelido através de uma grande abertura no capot dianteiro. A porta traseira também contribui para a melhoria do arrefecimento e pode ser fixada numa posição entreaberta. Desta forma, revela a motorização eléctrica e recorda os carros de corrida históricos baseados no desportivo NSU Prinz 1000. Enquanto uma fila de funis de carburador abertos dava antes aos espectadores pistas sobre as intenções desportivas destes carros na altura, o EP4 mostra agora o seu coração electrificado.

Para este grupo de estudantes, era claro que o seu EP4 deveria mostrar orgulhosamente as suas origens. Os elementos históricos, portanto, não incluem apenas as luzes dianteiras e traseiras, mantendo a carroçaria dos anos 70 também as suas linhas de ombros e tejadilho características. Depois de tratada a ferrugem da carroçaria, os alunos pintaram-na nas cores Suzuka Grey e Brilliant Black da Audi. Na parte lateral do automóvel foram aplicados ainda pormenores como a inscrição de aniversário “150”.

O grande salto no desempenho exigiu extensas modificações no chassis e na carroçaria, sendo utilizada como base uma plataforma modificada de um Audi A1, incluindo eixos e travões. A carroçaria extensivamente modificada e alargada no topo revela agora pára-lamas musculados e atléticos, que albergam rodas de grandes dimensões.

A asa traseira, pintada na cor Signal Yellow, confere ao EP4 um aspeto particularmente desportivo. Em jeito de twist inovador, não está ligada à carroçaria como noutros veículos, mas sim à roll cage. Os seus suportes atravessam portanto o vidro traseiro e, mantendo a cor, fazem um contraste curioso com o interior, sendo este típico dos carros de competição e reduzido ao essencial (com todas as outras superfícies pintadas de preto), e onde pontuam um único computador de bordo e o seu ecrã correspondente.

Este projecto, resultante do trabalho e visão dos jovens estudantes em articulação com o departamento de desenvolvimento técnico da Audi, relembra igualmente a relevância histórica da NSU. Quer como símbolos do “Wirtschaftswunder” alemão (‘Milagre no Reno’), quer como carros de corrida que ainda hoje conseguem vitórias em rampas de montanha, os veículos NSU fizeram história e continuam a inspirar os entusiastas de automóveis até aos dias de hoje. Com esta nova abordagem e motorização, o EP4 desperta ainda a expectativa para os próximos capítulos de mobilidade elétrica.

NSU_EP4
NSU_EP4_2
NSU_EP4_5
NSU_EP4_6