Com a pandemia provocada pela covid-19, a venda de automóveis online está a ganhar uma maior dimensão. A prová-lo está o estudo da Kelley Blue Book, citado por Luís Ribeirinho, diretor comercial do AvaliarCarro, neste primeiro artigo realizado no âmbito da parceria com o Motor 24.
Comprar um carro online tornou-se um hábito comum, para a maioria dos norte-americanos, segundo refere um estudo da Kelley Blue Book, empresa especialista no setor automóvel.
Conseguir o carro ideal é, desta forma, mais fácil, e o processo é mais personalizado. A grande razão que levou a esta mudança foi, sem dúvida, o isolamento exigido pela pandemia.
Tendo em conta que cada vez mais a indústria automóvel terá de se converter ao digital, o estudo procurou saber como os consumidores se comportam em termos de pesquisa, procura e aquisição de veículos.
Em Portugal, também houve um aumento do comércio digital. “A situação de pandemia que estamos a viver trouxe um aumento exponencial nas vendas em e-commerce em todas as áreas e o setor automóvel não é exceção. Acreditamos que, com a cada vez maior utilização do digital, esta tendência tenderá a manter-se” adianta Luís Ribeirinho, diretor comercial do AvaliarCarro.com.
O estudo americano aponta algumas conclusões sobre o comportamento do consumidor, que poderão ser importantes também para o mercado português.
Nas fases iniciais do processo, a maioria dos compradores sente-se à vontade para fazer tudo online: procurar incentivos e descontos, marcar test-drives, entre outras tarefas. O seu objetivo é poupar tempo, evitando deslocações aos locais.
Já nas fases finais do processo de compra, os consumidores tendem a preferir interação pessoal. Consideram que, pessoalmente, é mais fácil criar empatia com o vendedor e negociar o preço do veículo. Nos EUA, devido ao encerramento do comércio, esta fase tem acontecido, muitas vezes, no domicílio do comprador.
Etapas de compra
Mais de metade dos compradores gostaria de escolher garantias e extras pela net. Antes da pandemia, apenas um terço dos vendedores disponibilizava estas opções online, por isso, esta é uma área com potencial para crescimento. Nos EUA, os operadores de comércio automóvel têm começado a oferecer mais serviços online, como test-drives e observação do veículo virtuais e preenchimento de documentos online.
De todas as etapas da compra, aquela onde os consumidores se sentiram menos confortáveis, usando a internet, foi o pedido de financiamento. No entanto, esta é uma etapa necessária, por isso será uma barreira a ultrapassar.
Reduzir o risco associado à compra online é um ponto-chave importante, na compra de automóvel. Desta forma, oferecer test-drives ou inspeções de mecânica poderão ser um excelente incentivo à aquisição. A possibilidade de desistir da compra depois de ver o carro ao vivo é também um fator que pode ajudar o consumidor a sentir-se mais seguro.

