Estudo americano compilou dados de mais de 300.000 automóveis para revelar o ‘ranking’ das marcas mais fiáveis.

A Consumer Reports, publicação da associação de defesa do consumidor dos Estados Unidos da América, é famosa pelos vários rankings que publica anualmente relacionados com satisfação e qualidade dos automóveis e acaba de dar a conhecer os resultados do seu mais recente estudo de fiabilidade, com a lista das marcas mais e menos fiáveis de 2022. Para isso foi compilar os dados de mais de 300.000 automóveis junto dos seus proprietários, que deram feedback relativamente a 17 áreas, incluindo motor, transmissão e eletrónica.

O estudo norte-americano só considera automóveis fabricados entre 2000 e 2022 e marcas que tenham mais do que um modelo em avaliação, o que explica as ausências: Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Infiniti, Jaguar, Land Rover, Maserati, Mini, Mitsubishi, Polestar, Porsche e Rivian.

Do conjunto de fabricantes que cumprem os critérios de avaliação, a Toyota foi a que obteve a melhor classificação, com 72 pontos em 100 possíveis, os mesmos da compatriota Lexus, a marca mais cotada na edição passada do estudo.

Nesta edição do estudo da Consumer Reports, a BMW aparece como a terceira marca mais fiável, subida de sete posições relativamente à classificação de 2021.

Ainda no ‘top10’ estão cinco marcas asiáticas, quatro são japonesas (Mazda, Honda, Subaru e Acura) e uma é sul-coreana (Kia).

Só uma marca americana está entre as 10 mais cotadas, é a Lincoln, fabricante de luxo da Ford Motor Company.

Ranking por segmento
De acordo com o Consumer Reports, as pick-ups são o formato automóvel com classificações mais baixas, com uma pontuação média de 30 em 100, bem abaixo dos SUV (51) e das berlinas (58).

Os veículos elétricos também não se saíram bem nesta pesquisa. A nota média para este tipo de veículos é de 36 pontos em 100 possíveis, com os proprietários de Chevrolet Bolt, Ford Mustang Mach-E, Hyundai Kauai Electric e VW ID.4 a relatarem problemas nas baterias, nos sistemas de carregamento e outros.

Já os SUV híbridos e híbridos plug-in estão entre os veículos mais confiáveis, com uma pontuação média de confiabilidade de 65. Lexus NX Hybrid, Hyundai Santa Fe Hybrid e Toyota Highlander Hybrid são os modelos com melhores avaliações no estudo anual de qualidade.

 

 

Pode consultar o estudo completo em: Who Makes the Most Reliable New Cars? – Consumer Reports