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Confiança é a palavra-chave na compra de automóveis online

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“A compra de veículos online tem tido uma tendência de crescimento nos últimos anos”. A segunda parte da apresentação do estudo Marktest/Standvirtual, apresentado no Portugal Mobi Summit, por Daniel Rocha, analytics director da plataforma, visou a “experiência de compra virtual”. E a primeira conclusão é a de que a distância entre um clique e a compra de um carro nunca foi tão curta. Mas ainda há caminho pela frente.

“Muitas empresas tradicionais estão a apostar nessa forma alternativa de venda, construindo a sua própria presença na internet e oferecendo condições especiais com serviços de recolha e entrega em casa para poupar os clientes da viagem.

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Para o responsável do Standvirtual, “apesar de alguns compradores de automóveis ainda preferirem ver e conduzir os carros antes de avançarem para a compra, a compra online tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos e a tornar-se mais comum”, afirmou.

Segundo o estudo, a “confiança na plataforma” continua a ser determinante na opção pela compra online. A predisposição para comprar online um carro novo está nos 44%. Mas a desconfiança aumenta quando se trata de um veículo usado, sendo que apenas 29% admite fazê-lo. .

Existem vários aspetos determinantes para a tomada de decisão da compra online de um usado. Um deles é poder “ter acesso ao histórico do carro, algo fundamental para o processo”. Mas não só. Não ter mais de “100 mil quilómetros” parece ser uma barreira psicológica dos inquiridos. De acordo com o estudo, quem compra um veículo online tem “preferência por receber o mesmo num ponto de venda oficial”. E existe ainda uma perceção de que “uma compra online significa um preço mais baixo, comparativamente aos meios tradicionais”.

Das opiniões recolhidas pelo estudo, as principais vantagens deste processo prendem-se com “possíveis vantagens ou descontos”, com a “maior facilidade de comparação de preços”, com a “maior variedade de marcas e modelos disponíveis” e ainda com a “comodidade”.

Os riscos associados à compra virtual estão, sobretudo, relacionados com a “expectativa não cumpridas do carro”, com eventuais “falhas no pós-venda ou da entrega” ou ainda com a “falta de segurança nos pagamentos online”. Por fim, um dos motivos que mais desencoraja as pessoas inquiridas pelo estudo a comprar online é o facto de não poderem ver o carro “presencialmente.