Conhecia a marca dos carros com volantes mais pequenos só para mulheres?

10/03/2023

A Galloway Motors foi a primeira marca de automóveis com uma gama de modelos com assentos mais altos e volantes mais pequenos, a pensar nas mulheres.

Da primeira escova para-brisas à invenção das luzes de mudança de direção e das intermitentes, passando pelas líderes de marcas e sem esquecer as profissionais que se destacaram no panorama do desporto, foram várias as mulheres que marcaram a história do automóvel. Mas nem todas conseguiram alcançar o galarim da indústria ou sequer atingir o reconhecimento. Será o caso da escocesa Dorothée Pullinger, a fundadora da Galloway Motors, a primeira marca de automóveis com uma gama de modelos com assentos mais altos e volantes mais pequenos, a pensar nas mulheres.

Depois de lhe ter sido recusada a entrada no Instituto de Engenharia, com o fundamento de que o curso que pretendia seria para homens, Dorothée Pullinger terá convencido o seu pai, Thomas Pullinger, gerente da Arrol-Johnston, a transformar a empresa que foi de fabrico motores de avião durante Primeira Guerra Mundial numa fábrica de automóveis, construídos por e para mulheres.

A ideia era aposta numa mão-de-obra feminina especializada e, por isso, também orientou a criação de uma escola de engenharia nas instalações, que oferecia às mulheres cursos de aprendizagem com a duração de três anos, em vez dos cinco habituais para os homens. Afinal, acreditava-se que as mulheres eram aprendizes mais rápidas…

Os carros da Galloway eram máquinas simples e robustas, seguindo primeiramente uma política de modelo único com o 10/20, modelo fortemente influenciado pelo Fiat 501.

Mais tarde, um segundo modelo foi introduzido, mas com as caraterísticas especiais dos originais: o seletor da caixa de velocidades era colocado no interior e não fora do carro, para que fosse mais fácil de alcançar; os assentos eram mais altos; o painel de instrumentos mais baixo e o volante mais pequeno. Foi também um dos primeiros automóveis contar com espelho retrovisor de série. Tudo pensado para elas.

A fábrica de Tongland foi forçada a fechar em 1923 e a produção transferida para a fábrica-mãe em Heathall, até que também esta acabou por fechou em 1928. A Galloway Motors fabricou ao todo cerca de 4.000 carros.