Trata-se de um avanço significativo para a implementação dos veículos elétricos na Europa.

Alguns dos principais grupos automóveis do Velho Continente uniram-se para assinar um memorando de entendimento para a criação de uma rede de carregamento de elevada potência, cujo objetivo é aumentar o número de postos de carga rápida e permitir viagens cada vez mais longas e sem o espectro da autonomia limitada a pairar sobre a cabeça dos condutores.

No total, são quatro os grupos que se reúnem sob uma mesma ideia – promover a mobilidade puramente elétrica: BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group (com a Audi e a Porsche), os quais irão trabalhar entre si com vista ao desenvolvimento dessa rede altamente versátil com postos de potências até aos 350 kW, sendo significativamente mais rápidos a carregar do que os atualmente disponíveis.

O início da implementação deste conjunto de carregadores irá ter início já no primeiro trimestre de 2017, com um alvo pré-estabelecido de 400 locais europeus onde os postos de carregamento super-rápidos serão colocados. O objetivo é contar, em 2020, com milhares de locais de ‘abastecimento’ com tempos de carga que pretendem concorrer com os dos tradicionais postos de combustível.

A rede terá por base a tecnologia padrão CCS, ou seja, Combined Charged System, podendo os elétricos que aceitem carregamentos até aos 350 kW tirar partido desses carregamentos mais rápidos.