Continental produz pneus a partir de garrafas de plástico

25/05/2022

A Continental anunciou que deu início à produção dos primeiros pneus feitos a partir de garrafas de plástico recicladas. “Obter um impacto que se repercuta positivamente no meio ambiente é crucial e possível através de pequenas ações individuais e simples, e isso passa também pelos pneus.

As primeiras unidades destes pneus vão estar disponíveis em alguns mercados já a partir do mês de junho, uma vez que em abril conseguiram desenvolver completamente esta tecnologia para que os pneus fosse funcionais e cumprissem todos os requisitos mecânicos, tendo em conta o fator da sustentabilidade.

O material utilizado é o plástico PET, ou o tereftalato de polietileno, um polímero plástico que é obtido a partir de etileno e da paraxileno. O novo fio de poliéster sustentável que a Continental obtém, são garrafas PET tratadas mediante um processo mecânico que é utilizado na produção da carcassa do pneu, substituindo de forma total e completa o poliéster convencional.

Para o conseguir, segue-se um processo de reciclagem no qual são precisas 40 garrafas de plástico para produzir um jogo de pneus, são entre 9 e 15 em cada um deles. Primeiro são classificados, depois retirasse-lhes a tampa e são finalmente limpas mecanicamente. Depois de trituradas, fundem-se e são granuladas.

De seguida, é feita a polimerização em estado sólido e um processo de fiação modificado. Este processo de produção modificado permite obter um fio de poliéster para a produção de pneus a partir deste tipo de garrafas sem qualquer processo de polimerização a partir de monómeros.