Um dos benefícios dos veículos híbridos e elétricos passa pela poupança ao nível dos travões, havendo uma longevidade superior destes componentes devido à forma como a regeneração energética ocorre nestes casos.

Note-se que os sistemas de travagem convencionais – de fricção – recorrem a um disco de travão e a pastilhas que, em contacto, permitem reduzir a velocidade assim que carrega no pedal do travão. No caso dos híbridos e elétricos, o recurso aos travões é menos agressivo por ação da regeneração providenciada pelos travões na medida em que existe um gerador capaz de converter a inércia em energia para a armazenar nas baterias.

Este efeito faz com que as pastilhas de travão possam durar muito mais do que os expectáveis 40.000-80.000 quilómetros (variando naturalmente consoante a utilização) e que os discos, em associação, possam superar os 80.000-100.000 quilómetros de longevidade esperada para um veículo com motor de combustão interna. Estas situações são já visíveis em modelos como o Toyota Prius de gerações anteriores e o Nissan Leaf, cujos sistemas de travagem têm sido muito mais duradouros.

É precisamente a pensar nestes casos e nos veículos elétricos que a Continental está a desenvolver um novo tipo de travão, em que o disco é feito de alumínio e não de ferro, diferenciando-se ainda pelo diâmetro maior e pela estruturação daquilo que a companhia convencionou chamar de New Wheel Concept. Ou seja, Novo Conceito de Roda, muito apropriadamente.

Na prática, a jante é composta por duas partes em alumínio, a interna em formato estrelado com disco de travão e a exterior da jante em ligação com o pneu. Em contraste com um travão convencional, este novo conceito ativa o disco a partir de dentro, melhorando a performance e a resistência à fadiga, evitando ainda a corrosão que é comum nos componentes atuais. Além disso, este sistema permite ainda reduzir o peso total dos travões, embora a Continental não tenha adiantado um valor, havendo ainda maior facilidade na substituição das pastilhas neste novo esquema.

Como funciona?

O New Wheel Concept tem por base uma nova divisão entre a roda e o eixo. Aqui, a roda está dividida em três elementos principais. A grande jante exterior permite que seja acoplada uma estrutura externa com desenho de uma jante comum (uma estrela), a que depois, se aparafusa um disco de alumínio. Convém referir que esta estrutura é fixada diretamente ao cubo da roda do eixo, havendo ainda uma melhoria ao nível do ruído que, de acordo com a Continental, é muito inferior ao de um sistema de travagem convencional.

No seu desenvolvimento, este sistema foi pensado para carros de dimensão média (compactos) e inferiores.

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