Tal como para um alquimista na idade média, o ponto alto da sua carreira seria a criação da mítica “pedra filosofal”, que transformaria em ouro tudo o que tocasse, atualmente para um fabricante de pneus será encontrar fórmula perfeita para uma alta rigidez lateral, um excelente nível de aderência, boa capacidade para escoar água, e um baixo índice de desgaste.

Se parece difícil é por que é mesmo, e a prova disso é que o sucessor do SportContact 6 demorou mais de 5 anos a desenvolver. Parte da culpa foi do composto a que chamaram “BlackChili”, que, inicialmente era tão pegajoso que não “cozia” devidamente no forno, e ficavam restos de pneu dentro das formas.

A Continental montou um centro de testes no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão para que os órgãos de comunicação internacionais pudessem verificar as qualidades do SportContact 7, o Motor24 foi um dos convidados, e teve a oportunidade de testar a eficácia do novo pneu em pista.

o piso assimétrico adaptativo, força a “pegada do pneu” a terminar no ponto de maior drenagem de água

Para começar, nada como um termo de comparação com a anterior geração em piso molhado, para verificar as diferenças entre distâncias de travagem. Assim, a bordo de um Volkswagen Golf GTI o desafio foi acelerar até aos 85 km/h em reta, travando de seguida a fundo até à imobilização total. Os resultados foram unânimes ao confirmar que o piso assimétrico adaptativo em linha reta, força a “pegada do pneu” a terminar no ponto de maior drenagem de água no piso, para proporcionar maior aderência reduzindo o efeito de micro aquaplanagem, e a distância de travagem entre 50 cm e 1 metro.

foi notório o desempenho dos pneus fornecendo tração, tanto em aceleração como nas travagens, rigidez lateral e apoio em carga

De seguida seria a altura de experimentar o SportContact 7 em pista. O automóvel escolhido, um Porsche 911 Carrera 4S, parecia seguir sobre carris ao cumprir o objetivo de completar quatro voltas à pista sendo que a primeira foi de reconhecimento com um instrutor ao volante. Ainda que não tenha sido possível comparar com o modelo anterior, chegada a nossa vez aos comandos do Porsche, foi notório o excelente desempenho dos pneus em todas as situações fornecendo simultaneamente tração, tanto em aceleração como nas travagens, rigidez lateral e apoio em carga, como confirmámos no desnível a seguir à curva Craig Jones.

Novamente no lugar do pendura, somos brindados com uma brilhante demonstração de condução por parte de um piloto profissional aos comandos de um BMW M4 de competição. Os níveis de aderência proporcionados pelos SportContact 7 eram tão elevados que o piloto tinha de forçar intencionalmente a traseira a deslizar nas curvas. Mesmo pilotanto o M4 como um Kart, a noção do limite era perfeitamente percetível com toda a informação transmitida pelos pneus.

foi evidente a melhoria na estabilidade nas mudanças de direção em linha reta, na travagem, no apoio e na redução de de vibrações e ruído de rolamento

A experiência não terminaria sem que fosse possível comparar os atuais SportContact 7, com os SportContact 6. Montados em automóveis Hyundai i30 N, era altura de verificar assertivamente as diferenças entre eles. Desde logo foi evidente a melhoria na estabilidade nas mudanças de direção em linha reta, na travagem, no apoio e na tração à saída das curvas, bem como na redução de de vibrações e ruído de rolamento. O SportContact 7 foi o claro vencedor do comparativo.

A Continental pretende ter o melhor pneu desportivo de verão no mercado para cada classe de veículos. Assim, o SportContact 7, é o primeiro produto no segmento dos pneus de alto desempenho que é feito à medida de cada tipo de veículo. Em breve irá estar disponível num total de 42 artigos nas dimensões entre as 19 a 23 polegadas, com a gama de produtos a ser ampliada ao longo do próximo ano.

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