Cor para o carro novo? Estas são as tendências do momento

01/06/2021

Na era da eletrificação, a grande tendência da indústria automóvel também se reflete nas cores das carroçarias: a moda são os verdes e amarelos ‘elétricos’.

De acordo com um estudo recente, em que participaram mais de 4.000 pessoas, com idades entre os 25 e os 60 anos, em quatro países produtores de automóveis (China, Alemanha, México e Estados Unidos), a cor é um fator decisivo em 88% das decisões de compra de carro novo.

O inquérito, realizado pelos especialistas da Axalta, também permitiu concluir que o brilho intenso é o acabamento preferido em todos os países que participaram no estudo, exceto na China, onde as escolhas se dividem entre as cores metalizadas (48%) e tons mate (52%).

Nos efeitos da pintura, os lisos são a opção mais escolhia nos Estados Unidos e na China, enquanto na Alemanha a preferência recai sobre o mais elaborado acabamento pérola.

Um estudo ainda preto e branco

Pérola, metalizado ou não, o branco continua a dominar o mercado mundial. Na China, onde 99% considera a cor como fator muito importante no processo de seleção de um automóvel, o branco (29%) e o preto (26%) lideram claramente as preferências. Naquele país asiático, 64% dos inquiridos responderam que mudariam de marca se não encontrassem no catálogo a sua cor favorita. 93% dizem tomar sozinhos a decisão da compra, enquanto 7% decidem em conjunto com alguém.

Na Alemanha, onde a cor é importante para 83% dos compradores de automóveis, mais de metade (63%) afirmou que não precisaria de ajuda para escolher, enquanto 37% confidenciaram que não decidem sem consultar a família. O preto é a cor dominante (32%); o azul (16%) é a segunda escolha dos alemães.

É nos Estados Unidos que a cor é menos valorizada (79% reconhecem que tem peso), mas também onde se nota que os azuis e os vermelhos começam a ganhar mercado. Para americanos, o azul está relacionado com a positividade, enquanto o vermelho representa o espírito de aventura. A cor preferida é o preto…

Só o México foge ao padrão: o vermelho é a primeira opção para homens e mulheres mexicanos. De acordo com as respostas recolhidas, esta cor reflete uma personalidade elegante.

E a cor do ano é… ecocêntrica

O elétrico é a grande tendência da indústria automóvel… e também nas cores! Mesmo se o Relatório Mundial de Popularidade de Cores em Automóveis 2020 revela que o branco continua a ser a cor mais frequentemente comprada, há um interesse cada vez maior em cores mais personalizadas. O verde influenciou as paletas de cores azuis e amarelas nas atuais tendências de mercados de veículos, levando as cores para um tema mais ecocêntrico.

A cor global para automóveis no ano de 2021 chama-se ElectroLight, uma espcécie de verde elétrico, que mistura tons de amarelo, para criar uma imagem audaz e contemporânea que denota “estilo, energia e elegância”, diz a marca.

Criada para oferecer uma grande versatilidade, quando se combina, por exemplo, com tons de antracite (cor cinzenta muito escura, típica desse carvão) ou com acabamentos mate, a ElectroLight foi formulada com propriedades reflexivas que a tornam muito visível aos sistemas de Deteção e Localização por Luz (LiDAR), enquanto a sua estrutura em camadas e teor de pigmentos são facilmente identificados pelos sistemas de Deteção e Localização por Radar (RADAR).

“O nosso objetivo é oferecer produtos inovadores que estão na vanguarda,” afirmou Hadi Awada, Senior Vice President na Axalta. “A ElectroLight é outro passo para iluminar um caminho para um futuro ecológico para todos os tipos de veículos, incluindo veículos autónomos. Formulada com uma tecnologia de sensores de mobilidade em mente, a ElectroLight combina uma paixão por individualismo e ciência de tintas numa cor funcional, expressiva e dinâmica.”

Os clientes pretendem uma cor de evasão e a ElectroLight representa isso, ao mesmo tempo que proporciona uma abordagem progressiva ao estilo e design automóveis.”, referiu Nancy Lockhart, Global Product Manager de Cor na Axalta.