Coreanos querem usar moscas para fazer gasóleo ecológico

28/06/2021

Cientistas da Coreia do Sul estudam novas possibilidades para a produção de biodiesel, a partir de moscas e outros insetos comuns.

Não passa ainda de um estudo, mas de acordo com o relatório técnico publicado Centro de Pesquisa de Engenharia Ambiental na Coreia do Sul, a produção de combustíveis amigos do ambiente a partir de insetos pode engrossar a lista de soluções rumo à meta da neutralidade carbónica em 2050.

De acordo com a autoridade coreana para a Pesquisa e Distribuição de Combustíveis, convidada a comentar a descoberta científica, as moscas comuns “possuem um forte potencial para serem utilizadas na produção de biodiesel”. Explica aquela entidade que estes animais “alimentam-se de restos de comida e possuem uma elevada concentração de gordura”.

O objeto do estudo é a larva da mosca soldado negro (Hermetia illucens), já usada em alguns países em ingredientes para alimentos e na indústria farmacêutica, conhecida por consumir até duas vezes o seu peso em alimento por dia, sendo também de muito rápida reprodução.

De acordo com o “The Korea Herald” o processo de transformação do alimento em gordura é o que interessa aos especialistas, que procuram agora implementar o método para o “aproveitamento das sobras de gordura das moscas para produzir ração animal, que será então convertida na nova fonte de energia por meio de um processo de purificação”.

Os cientistas calculam que esta solução pode traduzir uma poupança de cerca de 70 por cento dos atuais recursos vegetais utilizados na produção de biodiesel.

Na Coreia do Sul cerca de 600 milhões de euros são destinados ao tratamento de mais de 5 milhões de toneladas de lixo orgânico.

O biodiesel é normalmente produzido a partir de elementos de soja, óleo de cozinha reciclado ou gordura animal. No entanto, os especialistas defendem que é possível fazer biodiesel com virtualmente qualquer tipo de óleo ou gordura e partir de várias matérias-primas incomuns, como o abacate, o cânhamo, algas e até larvas.