Criam a solução fácil e barata para salvar o carro de uma inundação

23/09/2021

Genial! O Clima Guard é uma espécie de saco para o carro, que o mantém seco e à tona de água em caso de inundação.

A necessidade aguça o engenho. Rahel Abraham perdeu o seu automóvel numa inundação provocada por um furacão que atingiu a zona de Port Aransas, no estado norte-americano do Texas, em 2017.

A necessidade de garantir que tal não voltaria a acontecer foi motivação q.b. para arrancar com o desenvolvimento de um dispositivo de proteção eficaz neste tipo de desastres naturais: criou esta espécie de saco de plástico para guardar o carro em situações de emergência.

O projeto deu nome à empresa ClimaGuard, que hoje comercializa esta inovadora solução, bastante simples no conceito, mas extremamente eficaz em cheias e desastres semelhantes.

Concebido num material impermeável e reciclado, fácil e muito rápido de usar, apenas uma pessoa, este saco tamanho XL está desenhado para envolver completamente todo o veículo. E, depois de fechado, não só garante que não entra água no seu interior, como permite que o carro flutue a partir de um certo nível de água.

A equipa de engenheiros ainda desenvolveu forma de poder prender-se o veículo a um qualquer ponto fixo, para que não se desloque com a corrente, embatendo noutros objetos, casas ou até pessoas.

Quando não está em uso, o dispositivo está dobrado e pode ser guardado na bagageira do automóvel.

O ClimaGuard está disponível em vários tamanhos, por preços a partir de 340 euros.