Crise dos ‘chips’ chega à Autoeuropa: fábrica portuguesa vai parar dez dias

13/06/2021

A fábrica portuguesa do Grupo Volkswagen vai parar a produção de automóveis a partir de 18 de junho. Faltam componentes para fazer automóveis.

Depois das grandes paralisações por motivos de segurança e logística relacionados com a pandemia de Covid-19, fábricas de automóveis em todo o mundo voltam a ter de parar por falta de semicondutores.

A redução da procura, justificada pela crise pandémica, determinou que as produtoras de circuitos integrados reduzissem a produção de chips destinados à indústria automóvel. Agora, a procura foi retomada, mas a oferta não chega para as solicitações.

De acordo com a Lusa, a mais recente vítima da crise de falta de componentes é a fábrica de Palmela do Grupo Volkswagen, obrigada a parar durante dez dias, depois de já ter suspendido as suas operações no passado mês de março devido à “escassez de semicondutores”.

Colaboradores e parceiros da Autoeuropa já foram avisados que a falta de “componentes críticos” leva à suspensão da produção desde as 00:00 horas do dia 18 de junho até às 24:00 horas do dia 27, sendo a produção retomada no turno da noite do dia 28 de junho.

Segundo o mesmo documento, a atividade das unidades de negócio da área de prensas mantém-se e, para os restantes, os dias de ausência serão remunerados.

“A área de montagem irá recuperar os cerca de 4.300 carros já em parque com falta de outras peças. Outras atividades estarão sujeitas à confirmação da sua necessidade”, pode ler-se.