Crossover elétrico Porsche está em Genebra

Porsche Mission E Cross Turismo. Este é o nome do segundo concept elétrico da marca alemã, que nos apresenta um estupendo e potente crossover de emissões 0 que alcança os 100km/h em apenas 3,5 segundos.

Continua a ser apresentada a ofensiva elétrica da Porsche, e depois do desportivo Mission E foi hoje desvendado no Salão de Genebra outro importante trunfo nesta aposta, um crossover. Batizado de Porsche Mission E Cross Turismo, este modelo vai manter-se fiel aos pergaminhos de desportivismo da marca, contando para tal com uma combinação de dois motores elétricos que, em conjunto debitam 440kW (660cv). Pelo seu visual e motorização, tudo indica que este concept anuncia um futuro rival para propostas como o Tesla Model X.

Doses brutas de poder que vão permitir registos capazes de convencer os fãs da marca, já que os 100km/h são atingidos em somente 3,5 segundos e a fasquia dos 200km/h ultrapassada em menos de 12 segundos. Além disso, os germânicos prometem que o Porsche Mission E Cross Turismo vai ter “um contínuo nível de potência sem precedentes nos automóveis elétricos: arranques consecutivos são possíveis sem perda de performance”. E também na capacidade de carga este é um verdadeiro topo de gama, já que o sistema elétrico de 800 volts permite a carga rápida por cabo ou indução, conseguindo 400km de autonomia em apenas 15 minutos.

Na mecânica outro dos destaques está no PDCC, o Porsche Dynamic Chassis Control. Ele conta com estabilização ativa, o que lhe permite prevenir e corrigir a inclinação lateral do modelo em curva. Ele junta-se ao eixo traseiro direcional e também à suspensão adaptativa (que pode alterar a distância ao solo em 50mm) para garantir uma combinação entre condução desportiva e a capacidade para atingir os locais mais inóspitos.

Design desportivo e elegante

O comprimento deste modelo é de 4,95 metros e largura de 1,99 metros, similar ao Cayenne, mas as suas linhas parecem mais próximas do Macan, a ponto de ser considerado pela própria marca como um CUV (Cross-Utility Vehicle). Em termos estéticos destaca-se desde logo a manutenção de alguns traços estilísticos da marca nesta proposta com carroçaria em Light Grey Metal, começando desde logo pela frente que evoca o estilo do 911. Isso acontece pela junção dos volumosos guarda-lamas a um capot baixo, num visual onde se destacam igualmente as entradas de ar verticais. Outro elemento que caracteriza o Porsche Mission E Cross Turismo é a sua iluminação, com assinatura visual composta por “quatro elementos de vidro tridimensionais” e também novos indicadores de mudança de direção de quatro pontos. Além disso, é já utilizada a tecnologia de alta performance Porsche X-Sight.

Nas laterais sobressai a linha acentuada de tejadilho, com um estilo “FlyLine” a envolver o teto panorâmico, conferindo ao crossover um perfil mais aerodinâmico que culmina num spoiler desportivo. Para a traseira, além da linha contínua de iluminação, que temos encontrado recentemente em propostas como os novos Panamera Sport Turismo (com que este concept tem igualmente algumas semelhanças).

a carregar vídeo

Espaço para novas tecnologias

A bordo a marca procurou uma reinterpretação de elementos clássicos, com um tablier em forma de asa para dar sensação de maior espaciosidade e largura. Mas existem igualmente elementos de orientação vertical neste design, como o touchscreen utilizado para vários controlos no seguimento de uma consola central fluante. Este painel combina-se com o grande ecrã de infotainment e os mostradores TFT para oferecer um visual moderno e digital ao crossover. Esta atmosfera de desportivismo e exclusividade do Porsche Mission E Cross Turismo é sublinhada pelos painéis das portas com elementos 3D, e referência ainda para os frisos anodizados em azul Nordic de vários elementos, que celebram a natureza elétrica do concept. No design interior o último destaque vai para a iluminação do símbolo da marca que surge nas bacquets de competição.

A utilização de novas tecnologias para facilitar a vida ao utilizador é outro elemento fulcral neste protótipo, e ele resulta de um conjunto de sistemas distintos. O destaque vai desde logo para o Eye Tracking que, como o nome indica, segue o movimento dos olhos do condutor para perceber qual das informações existentes nos três elementos da instrumentação está a ser valorizado. E, como tal, o sistema sublinha esses dados. Também o passageiro do Porsche Mission E Cross Turismo beneficia com esta tecnologia, já que ela é utilizada no seu ecrã para facilitar a utilização das diversas aplicações. Um último destaque vai para a DestinationsApp, que foi desenvolvida para conseguir sozinha e de forma rápida fazer o planeamento integral de viagens.


Outro destaque da Porsche em Genebra é o 911 GT3 RS. Descubra-o neste artigo


Este último elemento é mais um trunfo para os protótipos da marca no seu futuro SUV elétrico. O objetivo anunciado para este futuro SUV elétrico Porsche Mission E Cross Turismo é garantir um modelo que estará tão adaptado para a condução diária como para levar os ocupantes até locais inóspitos, como uma estâncias de esqui perdidas na neve. E tudo apenas com energia elétrica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.